A MOSTRA


A Mostra do Filme Marginal é uma iniciativa que tem por objetivo valorizar e divulgar produções independentes. Não é competitiva, visa a integração. Nossa estratégia é utilizar o projeto como instrumento de difusão, reflexão, estímulo e auto-formação e organização do público para um cinema popular, autoral e crítico. Sendo assim, abrimos espaço para trabalhos que colocam na tela personagens e temáticas marginalizadas pelo sistema sociopolítico vigente, fora do eixo comercial.

A primeira edição foi realizada entre os dias 15 e 17 de setembro de 2017 no Espaço Outrx, um espaço cultural coletivo, colaborativo e autogerido em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Foram 9 sessões, 38 filmes exibidos, além de oficinas e shows. 

Em 2018, a segunda edição buscou expandir o evento para outras cidades. Entre os dias 19 e 23 de setembro, houveram exibições no Rio de Janeiro e em Niterói. De 05 a 11 de Novembro ocupamos a Sala Walter da Silveira na cidade do Salvador, cinema histórico e de grande importância para o audiovisual baiano.

A terceira vai acontecer entre os dias 14 e 22 de setembro de 2019 no Rio de Janeiro. Em Salvador, a Mostra vai ser realizada entre os dias 04 e 10 de novembro de 2019, na sala Walter da Silveira. Assim como as exibições anteriores, a 3° Edição não haverá cobrança de ingressos. Acreditamos que dessa forma facilitaremos o acesso da população, impedida pelos altos custos das atividades culturais, a uma programação de qualidade.

As inscrições dos filmes foram abertas em abril e encerram-se dia 31/05. Recebemos 600 filmes de todas as regiões do país, inclusive, de lugares bastante distantes do eixo comercial e midiático que são os grandes centros urbanos. Essa adesão reforça a importância da criação e o fortalecimento de projetos de exibição, discussão e divulgação dos trabalhos audiovisuais independentes.

Como a nossa perspectiva não é comercial e até o momento não temos nenhum apoio financeiro, criamos uma campanha de financiamento coletivo e buscamos parcerias para fazermos um evento de qualidade.

Ajudem, divulguem e compareçam!