15 de Setembro

Classificação: 10 anos
Duração: 1h05
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

Olha o museu no meio da rua (BA)
Documentário, 10 anos, 2023. Direção: Gean Almeida.

Sendo realizado de forma independente e orgânica, a proposta do documentário é chamar a atenção para a potência das artes de rua e dos espaços culturais na periferia, tendo como fio condutor a atuação do Grupo de Arte Popular A Pombagem e a sua afirmação de que “O Museu é a Rua”. Produzido em parceria com a Raízes BA, o Documentário tem direção do cineasta Gean Almeida e do diretor teatral Fabricio Brito. 

Contra-Monumento Cena#2 (MG) – ESTREIA
Documentário, Livre, 2024. Direção: Arthur Medrado e Raquel Salazar (Com Olhares (Im)Possíveis).

Zé Tonho (SP) – ESTREIA
Ficção, 12 anos, 2024. Direção: Lucas Chagas
Legenda Descritiva.

Zé Tonho narra o período mais dramático da jornada de um migrante baiano que dedicou sua vida a construir… Mas, o que se constrói? Para quem se constrói?

Bate papo com realizadores.

Classificação: 14 anos
Duração: 1h10
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

Piquenique no Castelo (SC)
Comédia, Livre, 2024. Direção: Petter Baiestorf.
Legenda em Português.

Amigos que pretendem fazer um piquenique no Castelo entram num emaranhado burocrático para conseguir a autorização para que o piquenique aconteça. Baseado no livro “O Castelo”, de Franz Kafka.

O Ridículo (DF)ESTREIA
Comédia, 14 anos, 2024. Direção: Francenilton Klava.
Legenda Descritiva.

Rebeldes na superfície, retrógradas em essência, “Os Ridicularistas”, dupla composta pelo excêntrico e explosivo “O Ridículo” e pelo seu fiel escudeiro, “O Falador”, vagam pela capital brasileira invadindo residências, cometendo assassinatos, enquanto criam uma legião de seguidores cegos ao longo do percurso. 

Mamãe! (BA)
Ficção, Livre, 2022. Direção: Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter.

Lá fora, o fim do mundo. Aqui dentro, Rafaela é mãe.

O último Silva sobre a face da Terra (RJ)
Terror, 12 anos, 2021. Direção: Luiz Guilherme Assis.
Legenda em Português.

O mundo foi assolado por uma variante brasileira da covid. As pessoas morriam rapidamente, mas algumas voltavam à vida com sede de sangue para conseguir oxigênio. O último Silva sobre a face da terra vai contar os últimos momentos de 3 irmãos.

Como matar uma boneca (RJ)
Terror, 12 anos, 2023. Direção: Alek Lean.
Legenda em Português.

Enquanto tira fotos, Senhora encontra uma boneca na floresta e a entrega na casa mais próxima para uma mulher. A fotógrafa usa um cordão de Oxumaré, que forma um elo entre o céu e a terra numa espécie de pedido de ajuda ancestral, ouvindo sussurros; enquanto a outra mulher se sente protegida por sua crença e branquitude. Uma história contada através de símbolos que representam marcas do passado, a atualidade e do poder da ancestralidade, quebrando estigmas e trazendo reflexões.

Bate papo com realizadores.

Classificação: 12 anos
Duração: 1h
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

O Quinto Monumento (DF)
Drama, Livre, 2022. Direção: Miguel Leujim.
Legenda Descritiva e Libras.

Jaiminho é um garoto pobre que vive com o pai, Antônio, que recentemente subiu de cargo e se tornou ausente. Enquanto mata tempo e caça ocupações pela vizinhança, Jaiminho acaba por ouvir um vizinho cantarolando as batidas “TAM TAM TAM TAAAM” e a partir daí entra em uma jornada para descobrir que música é essa que desconhecem o nome e também mais sobre si mesmo.

Fossilização (RJ)
Drama, Livre, 2023. Direção: João Folharini.
Legenda Descritiva.

Em uma praia deserta, Sílvia tenta conversar com sua neta Elisa, mas a garota está focada em cavar um buraco na busca por um fóssil de dinossauro. As duas sabem que têm um assunto importante a tratar, mas o evitam ao máximo, buscando adiar o encontro com a realidade.

Morro do Cemitério (MG)
Drama, 10 anos, 2023. Direção: Rodrigo R. Meireles.
Legenda em Português.

Um aspirante a rapper de uma pequena cidade do Brasil tenta sobreviver e ainda produzir sua arte. Um filme sobre a catarse proporcionada pelo desabafo.      

Para Carlos
Filme Carta, 12 anos, 2024. Direção: Carlos Cipriano Gomes Junior.
Legenda Descritiva e Libras.

Você foi embora sem me dar a chance de dizer adeus. Só agora que viajo sozinho pra longe de Goiás é que posso fazer essa despedida. Te escrevo essa carta pra isso.

Patuá (RJ e Cuba)
Experimental, Livre, 2022. Direção: Renaya Dorea.
Legenda em Português.

Para quebrar um feitiço, Maya invoca o espírito de Ayo para ajudá-la a criar um Patuá: um amuleto de proteção espiritual yorubá. Permitindo que Maya continue com sua vida, enquanto Ayo conclua sua jornada para o mundo dos mortos.

Bate papo com realizadores

Classificação: 12 anos
Duração: 1h04
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

Fluxo (SP)
Drama, 12 anos, 2023. Direção: Filipe Barbosa.
Audiodescrição.

No meio de uma crise identitária, Fábio de 22 anos, jovem negro da Cidade Tiradentes, se reconecta com seu passado através de um baile funk com amigos. Durante o caminho até o fluxo, ele enfrenta desafios internos e externos, que o fazem confrontar seus sentimentos após o término de um relacionamento amoroso. O filme investiga as experiências dos jovens que vivem no extremo leste da cidade de são Paulo, considerada um dos principais pilares do funk na cidade.

Conjunto de Histórias: Uma Antologia Suburbana (RJ)
Ficção, Livre, 2023. Direção: Marcos Reis.
Legenda Descritiva.

Faz calor no Subúrbio. Os caminhos de 4 jovens estão prestes a se entrelaçar pelos prédios e ruas de um conjunto habitacional da periferia carioca. Pela manhã, Vini, o “faz-tudo” do local, conecta moradores com favores e fofocas, interpretado por Ajani, rapper da Zona Oeste. À tarde, Débora e Lívia vivem uma paixão secreta em libras, com a atuação de Biab, cantora de RnB, e Thais Souza, atriz surda. À noite, Kyra, aspirante a DJ de Hip-Hop, busca recuperar seu laptop perdido para uma grande oportunidade, com Jacquelone, DJ e produtora, apresentando um set de música eletrônica negra..

Expresso Parador (RJ)
Ficção Científica, Livre, 2023. Direção: JV Santos.

No Rio de Janeiro, pior sistema de transporte público do mundo, Lidiane Oliveira, uma atriz negra de 30 anos, moradora de Jardim Palmares, cruza a cidade num ônibus. Ela precisa fazer um teste para uma novela, um bico de teatro infantil no shopping e ainda estrear seu espetáculo como protagonista no lado oposto da cidade. Durante a viagem, um encontro inusitado bagunça passado, presente e futuro.

Bate papo com realizadores.

Classificação: 12 anos
Duração: 1h37
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

A Busca do Eu e o Silêncio (PR)
Documentário, 12 anos, 2021. Direção: Giuliano Robert.
Legenda Descritiva e Libras.

O primeiro contato que Márcia teve com uma pessoa surda, foi com seu filho Giuliano. Em “A Busca do Eu e o Silêncio”, do diretor surdo Giuliano Robert, conhecemos a trajetória de sua mãe ao criar uma ponte entre o som e o silêncio, em um país onde a população de 10 milhões de pessoas surdas ainda é invisibilizada.

Paulo e Eliana (SP)
Documentário, Livre, 2024. Direção: Caue Angeli e Neide Duarte.
Legenda em Português.

Este documentário foi gravado durante13 anos, tempo em que acompanhamos a vida de Paulo e Eliana. Os dois foram vítimas da poliomielite quando eram crianças. Paulo e Eliana eram tetraplégicos e dependiam de respirador artificial para viver. Passaram a vida no Hospital das Clínicas de São Paulo. Apesar de tantas dificuldades trabalharam, estudaram, viajaram… Esta é uma história de amor à vida.