16 de Setembro

Classificação: Livre
Duração: 1h
Local: Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica (Auditório)

A menina Corina em: quantos mundos cabem em um mundo só? (DF)
Animação, Livre, 2023. Direção: Luciellen Castro.

Corina ama sua casa, mas também sente uma enorme vontade de conhecer o grande mundo. Corina tudo vê, tudo percebe e passa a descobrir novos sentimentos a cada aventura. Acompanhando a personagem principal da infância à fase adulta, o curta-metragem de stop motion levanta temas como identidade, família, amizade e representatividade.

Receita de Vó (PR)
Animação, Livre, 2024. Direção: Carla Hardt.

‘Minha vó dizia: menina, não chora as pitanga. Cê não queria? Então chupa essa manga!’. “Receita de Vó” nos leva ao quentinho da casa da vó, onde comidas cantam e dançam ao som do mundo mágico do Hip Hop. Gostosinho!

Vovó vai à África (MG)
Documentário, Livre, 2021. Direção: Gabriela Matos.

Desde que um grupo de avós, moradoras do Morro do Papagaio – BH/MG, começou a trocar mensagens com algumas educadoras do Campo de Refugiados de Dzaleka, no Malawi – África, seus netos iniciaram uma busca pela origem de seus antepassados e acabaram descobrindo as relações culturais e afetivas que os conectam a esse pequeno país africano, considerado o “coração quente da África”.

Criança faz ciência? (RJ)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Marco Aurélio Correa e as crianças da Tropa Inteligente.

As crianças podem fazer ciência? Uma turma de crianças de Manguinhos compartilha seus conhecimentos sobre ciências. Com dúvidas, risadas, sabedorias, brincadeiras e muito conhecimento elas contam o que entendem e desentendem sobre o assunto.

Além das Pipas (SP)
Aventura, Livre, 2023. Direção: Thiago Rodrigues de Oliveira.
Legenda em Português.

Danilo, um garoto tímido que prefere ficar em casa lendo livros, tem sua rotina mudada ao ser transportado para um mundo fantástico repleto de pipas que conectam sua ancestralidade com a realidade.

Bate papo com Marco Aurélio Correa e a Tropa Inteligente.

Classificação: 10 anos
Duração: 1h08
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

Justa Causa – Motoboys Kamikazes (SP)
Animação, 10 anos, 2023. Direção: Bira GF.

Nesta sátira social distópica, a empresa Kung Food explora covardemente seus entregadores. Liderados por Grilo, os Motoboys Kamikazes lutam por melhores condições de trabalho. Uma greve decisiva é reprimida numa violenta emboscada da AM-PM, a nova polícia privatizada. A motogirl Sérgia Lamparina sobreviveu ao massacre, mas está na lista dos foragidos e agora é uma questão de tempo até ser encontrada.

Nosso Panfleto Seria Assim (SP)
Documentário, Livre, 2024. Direção: Leandro Olimpio da Rocha.
Legenda em Português.

Eu, meu amigo sindicalista, a Petrobras e o Brasil

On: Uberização o que você não vê (RJ)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Vinicius Ribeiro.
Legenda em Português.

A crise estrutural do capital e o liberalismo atingem em cheio o trabalhador. O sistema de uberização opera a partir de menos direitos sociais e mais precarização nas relações de trabalho. Nesse contexto “On: Uberização – O que você não vê” mostra as perspectivas dos trabalhadores que convivem com essas mudanças nas relações trabalhistas e como eles se organizam para resistir.

Bate papo com realizadores.

Classificação: Livre
Duração: 1h
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

O T-Rex e a Pedra Lascada (ES)
Ficção, Livre, 2023. Direção: Luã Éricles.
Legenda em Português.

No Condado da Lua corre uma lenda antiga sobre um espírito guardião adormecido na raiz de uma árvore à beira do rio. Ganga, Tule e Dara descobrem uma forma de despertá-lo.

Maré Braba (BA e CE)
Animação, Livre, 2023. Direção: Pâmela Peregrino.

Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças. Assim como ela sabe, que repetem uma antiga saga: alguns poucos prevalecendo sobre o grande restante, aprofundam os problemas criados por eles mesmos.

Retrato Tumbalalá (BA)
Documentário, Livre, 2021. Direção: Clara Campos e Bianca Bonfim.

O filme foi realizado com o Povo Tumbalalá, da Aldeia Indígena do Pambu, Abaré, Bahia, que historicamente luta por reconhecimento, respeito e principalmente o direito ao território. Entendemos ao mesmo tempo o processo de autoafirmação como indígenas e a demarcação desse povo, sua história, suas lutas, sofrimentos e conquistas. Percebemos a importância da natureza e do rio para as tradições, rituais e para a essência deles.

Rede De Arrasto: Mulheres na Pesca (PE)
Documentário, Livre, 2021. Direção: Allen Jerônimo.
Legenda Descritiva.

A partir da necessidade de dar visibilidade a mulher pescadora e às ações que a colônia z25 vem realizando ao longo dos anos, o documentário trás um conteúdo rico em informações históricas sobre essas rainhas do mar. Com depoimentos emocionantes, verídicos e realidades singulares, a sociedade sente na pele o poder, a força e a importância desse registro que comove e valoriza esta classe tão pouco lembrada no nosso cotidiano. Um doc com  duração de 25min contando as dificuldades, alegrias, conquistas, necessidades, machismo e falta de políticas públicas. Um registro inédito, gravado durante a pandemia de 2020, feito pelo  núcleo de cinema do Jaboatão dos Guararapes.

Doña Consuelo (Colômbia)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Alejandro Escobar e Javier Sanchez.
Legenda em Português.

Este documentário etnográfico faz parte de um processo por entender a “recampesinização” principalmente na Família Sanchez-Restrepo no município do Cairo no estado do Valle del Cauca, Colômbia. Assim neste trabalho damos um destaque em Doña Consuelo, a qual representa a força das mulheres camponesas deslocadas pela violência e o conflito colombiano e que em um processo de restituição de terras tem voltado ao campo ou “recampe-sinando”. Além de apresentar sua memória e história de vida ao redor do conflito, destaca a vida cotidiana da mulher no campo onde percebemos seus sentidos de pertença, identidade e amor pelo campo. O documentário também apresenta ideias da antropologia compartilhada onde Javier Sanchez o filho de Consuelo faz parte da filmagem e o processo de construção da narrativa do filme assim homenageando a sua mãe Doña Consuelo.

Bate papo com realizadores.

Classificação: 12 anos
Duração: 1h
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

Casa 448 (SP)
Experimental, Livre, 2023. Direção: Pedro Miosso.

Uma casa construída nos anos 50 nos convida a um passeio por sua estrutura e memória, em uma viagem pelo passado e presente, para imaginar o futuro através das cicatrizes do tempo. 

Urubu Aterrado (CE)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Cris Sousa.
Legenda Descritiva.

Mãe e filho abrem um baú de memórias enterradas e decidem voltar à praia onde foram despejados anos antes e confrontar seu passado.

Movimentos Migratórios (BA)
Drama, Livre, 2024. Direção: Rogério Cathalá.
Legenda Descritiva.

Pedro é um imigrante que se esforça para se adaptar ao novo país. Quando uma andorinha cai em sua casa, ele se divide entre a rotina de busca por emprego e a tentativa de salvar a ave, enfrentando obstáculos que refletem a sua própria condição.

Camilo e Lucia – Dois Corações De Um Lugar (Brasil e Peru)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Daniel Lobo.
Legenda Descritiva.

Emocionante jornada em estilo Road Movie, onde acompanhamos o diretor brasileiro Daniel Lobo em sua busca por conectar-se à rica cultura Afro Peruana. Sua trajetória o leva à encantadora cidade de El Carmen, onde se encontra com os irmãos Camilo e Lucia Ballumbrosio, filhos do lendário músico Peruano Amador Ballumbrosio. O filme nos leva a uma imersão nos fascinantes aspectos da cultura Afro Peruana e nas histórias pessoais desses personagens únicos. Com paisagens deslumbrantes, uma trilha sonora contagiante e uma narrativa envolvente, o documentário é uma bela e inspiradora maneira de mergulhar na cultura de um país tão próximo, mas ainda desconhecido por nós, brasileiros.

Bate papo com realizadores.

Classificação: Livre
Duração: 1h44
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

Dembi Tama (SC)
Documentário Experimental, Livre, 2021. Direção: Alex Brandão e Modou Kara.
Legenda em Português.

Modou Kara é senegalês e vive no Brasil há anos. O filme procura registrar sua relação com a percussão e a preservação das tradições africanas que remetem às suas origens. Um filme sobre memória. Rodado em Super8 em Tomada Única.

Agudás – Os Brasileiros do Benin (RJ e Benin)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Aída Marques.
Legenda em Português.

O documentário é um longa-metragem que busca elucidar a trajetória e a vida dos “agudás”, grupo de descendentes de traficantes brasileiros ou portugueses que se instalaram naquela região ao longo dos séculos XVIII e XIX e ainda dos africanos escravizados no Brasil que retornaram ao longo do século XIX. Eles assimilaram a cultura ocidental e o sobrenome de seus senhores, levando para a África os costumes ocidentais e criando no Benin uma classe distinta.