14h – SESSÃO MARGINAL 16
Classificação: 12 anos
Duração: 1h05
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4
Quem me quer? (PE)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Tiago Pinheiro.
Audiodescrição, Legenda Descritiva e Libras.
Memórias de quem tem o Cinema São Luiz em um lugar de afeto na sua vida
Destinos (RN)
Drama, Livre, 2021. Direção: Paulo Dumaresq.
Legenda em Português.
Anália e Joaquim se reencontram na maturidade, após um relacionamento na juventude. O casal passa a morar junto no Centro Histórico de Natal, e com o tempo Joaquim apresenta sinais do Alzheimer.
O Natal de Lourdes (PB) – ESTREIA
Ficção, Livre, 2024. Direção: Cristhine Lucena e Odécio Antonio.
Legenda em Português.
Uma casa, um sonho, um bilhete e os 93 anos de Dona Lourdes.
Troca de Pele (RJ)
Documentário, 12 anos, 2021. Direção: Débora Garcia.
O documentário TROCA DE PELE investiga a experiência religiosa de Salma Moretti, mulher trans e discípula de Jesus. Sua história reflete uma intensa transformação de corpo e alma e levanta questões sobre intolerância religiosa, fé, transgressão e direitos humanos. A bandeira que Salma levanta não é nem LGBTQ nem evangélica, mas de humanidade, pelo direito de ser o que se é, acima de tudo.
Bate papo com realizadores.
16h – SESSÃO MARGINAL 17 – LGBTQIAPN+
Classificação: 12 anos
Duração: 1h
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4
Burkina Voice (BF)
Documentário Experimental, Livre, 2024. Direção: Macário.
Legenda em Português.
Em “Burkina Voice”, mergulhamos nas ruas de Ouagadougou, Burkina Faso, onde mercados e tráfego criam uma melodia agitada. O filme experimental destaca um corpo transatlântico em trajes africanos, que simboliza a luta pela liberdade contra forças invisíveis. Vozes distorcidas revelam histórias de pessoas marginalizadas em busca de identidade. “Burkina Voice” explora a alma humana, misturando imagens vibrantes e vozes desafiadoras em uma sinfonia de experiências únicas.
Pedagogias Da Navalha – Se a palavra é um feitiço, minha língua é uma encruzilhada (RJ)
Híbrido, 12 anos, 2023. Direção: Colle Christine, Alma Flora e Tiana Santos.
Legenda em Português.
Pedagogias Da Navalha é um documentário de linguagem híbrida partindo do conceito “Oferenda fílmica” que é uma pesquisa realizada por Milena Manfredini e tem o seu roteiro assentado na poesia e na oralidade para realizar um ritual de ebó não linear para fortalecer a história ancestral da identidade e entidade travesti removendo os seus estigmas, traumas e marginalizações.
Procuro Teu Auxílio para Enterrar Um Homem (ES)
Drama Histórico, 12 anos, 2023. Direção: Anderson Bardot.
Brasil, 1870. Gita é uma mulher trans, destinada a morrer ou a sofrer as consequências de suas tradições ciganas. O Soldado está destinado a cumprir e a servir as leis injustas de seu país. A Mulher de Preto precisa salvar o seu filho das garras do Império Brasileiro. A Criança disse que o amor, a maior lei universal, tem no seu destino a quebra do ciclo de todas as tragédias.
Penumbra (SP)
Drama, 10 anos, 2023. Direção: Jonathan Aguiar.
Legenda Descritiva.
Numa madrugada, Enzo é deixado sozinho em casa por sua mãe, Regiane, que saiu para trabalhar. Ao acordar e perceber que as luzes de sua casa não estavam funcionando, o menino se encontra sozinho e desamparado, até que recebe uma visita inesperada de sua avó, Marcélia.
Bate papo com realizadores.
17h45 – SESSÃO MARGINAL 18 – LGBTQIAPN+
Classificação: 12 anos
Duração: 1h
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4
Residual (MG)
Documentário, 12 anos, 2023. Direção: Ana Amélia Arantes.
Legenda Descritiva.
Aspectos sutis e explícitos das várias formas de segregação social se expressam nos banheiros. Se fazem notar nas relações, nos usos e até mesmo nos espaços físicos. Sob diferentes perspectivas, mulheres contam suas histórias de banheiro.
Tudo que Importa (SP)
Documentário, Livre, 2024. Direção: Coraci Ruiz.
Audiodescrição, Legenda Descritiva e Libras.
Tudo Que Importa conta a história de três famílias de pessoas trans e os processos de acolhimento e celebração de suas identidades. Estas mães, pais e avós dão um passo à frente e decidem lutar por uma sociedade que respeite e valorize a diversidade. Realizado por uma cineasta que é também mãe de uma jovem pessoa trans, o filme conecta gerações mostrando histórias de amor, transformação e aprendizado.
Pássaro Memória (RJ)
Drama, Livre, 2023. Direção: Leonardo Martinelli.
Um pássaro chamado Memória esqueceu como voltar para casa. Lua, uma mulher trans, tenta encontrá-la nas ruas do Rio de Janeiro, mas a cidade pode ser um lugar hostil.
20h30 – SESSÃO MARGINAL 19 – SESSÃO COM ACESSIBILIDADE
Classificação: 12 anos
Duração: 1h53
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4
Spell (Feitiço) (RJ)
Experimental, Livre, 2023. Direção: Khalil Charif.
Um feitiço é lançado nas pistas de dança, e transforma a atmosfera. Uma combinação experimental de elementos, onde estímulos sensoriais e vestígios de um passado documental são capturados e lançados a um presente imaginário, uma fabulação indo ao encontro do reencantamento com a vida, com o estar junto, entrelaçando convívio e libertação.
O Armário Não É o Nosso Lugar (SP)
Documentário, 12 anos, 2023. Direção: Alexsandro Stenico.
Legenda Descritiva e Libras.
O filme reúne diversas histórias de pessoas que passaram pelo momento de entender, aceitar e assumir as suas sexualidades e identidades de gênero. A obra apresenta uma diversidade de “armários” com suas próprias histórias que, apesar de únicas, encontram ecos em outras vivências. Aliando entrevistas a performances artísticas, o documentário busca mostrar como processos diferentes evidenciam as semelhanças que nos constituem enquanto comunidade.