19 de Setembro

Classificação: 14 anos
Duração: 1h22
Local: Biblioteca Parque de Manguinhos
Sessão com acessibilidade

Rolê – Histórias dos rolezinhos
Documentário, 14 anos, 2021. Direção: Vladimir Seixas.
Audiodescrição, Legenda Descritiva e Libras.

Documentário que tem como mote os episódios de “rolezinhos” que marcaram o Brasil na década passada, com a presença massiva de jovens negros e de periferia a ocupar os shoppings de centros urbanos, assim explicitando o racismo cristalizado nessas fronteiras simbólicas. Acompanhando a vida de três dessas personagens e mobilizando um rico material de arquivo, o filme, de assumido compromisso militante, assinala os ecos entre diferentes contextos e práticas de resistência política e subjetiva, endereçando a abissal desigualdade social e racial que se atualiza diariamente no país.

Bate papo com realizadores.

Classificação: Livre
Duração: 1h10
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

Urubu Aterrado (CE)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Cris Sousa.
Legenda Descritiva.

Mãe e filho abrem um baú de memórias enterradas e decidem voltar à praia onde foram despejados anos antes e confrontar seu passado.

Provisório (SP)
Ficção, Livre, 2023. Direção: Wilq Vicente 

Em uma das maiores ocupações na maior cidade do Brasil, um desempregado e um empregado, ambos sem-teto, compartilham momentos, rememoram suas vidas, encaram o futuro.

Entre Sonhos e Barracos (MG)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Arthur Quadra, Carol Alves, Gabriel Pimenta, Giovanna Moraes, Marcelle Won Held, Maria Julia Max, Micaella Matias e Tainá Lima.
Legenda em Português.

Por meio de registros de um dia na Ocupação Maria do Arraial, o documentário apresenta o cotidiano daqueles que tomaram a decisão de dar vida a um prédio abandonado no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Primeiro de Maio: lugar de memória (MG)
Documentário, Livre, 2024. Direção: Thiago Pacheco.

Buscando a cidadania, descendentes de negros libertos constroem uma “outra cidade” periférica, distante da metrópole planejada de Belo Horizonte. Como consequência, nasce uma comunidade de operários que carrega o nome simbólico da luta internacional dos trabalhadores: Primeiro de Maio.

Classificação: 14 anos
Duração: 1h03
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

Comida, diversão e arte no açougue (RJ)
Documentário Experimental, Livre, 2022. Direção: Ricardo Rodrigues.

Maurício Galo é um artista de rua que já tocou em diversos cenários culturais do Rio de Janeiro. Mas a calçada de um açougue, na Baixada Fluminense é o lugar mais inusitado que se apresenta, sempre em algumas datas comemorativas.

Cabeção (RJ)
Animação, 14 anos, 2022. Direção: Sandro Garcia.

Cabeção é uma animação feita a partir do canvas que conta a história de um jovem soldado do tráfico que possui uma cabeça de gelo, um fuzil em sua mão e reflexões sobre sua vida enquanto faz um plantão em seu ponto

O Voo (RJ)
Híbrido, Livre, 2023. Direção: Igor Barradas.

Em mais um dia de trabalho, pesquisadora alienígena visita um Rio de Janeiro pós-apocalíptico. Conhece cinco espaços, cinco histórias. É, não foi por falta de boas ideias que o mundo acabou. Um rasante poético sobre nossa trágica história recente.

Tibério (RJ)
Documentário, 12 anos, 2024. Direção: Clementino Junior.

Wilson Tibério, importante pintor e pioneiro em retratar o cotidiano de seu povo negro em suas obras, assiste em uma nova tela a sua trajetória.

Ser Flamengo – 2019 o Ano da Dor e da Glória Rubro Negra (RJ) – ESTREIA
Documentário, 14 anos, 2024. Direção: André Sandino Costa.

Final da Copa Libertadores da América 2019. Diogo recebe em sua casa parentes e amigos para assistirem  juntos o jogo. Entre churrasco e sorrisos um clima de disputa se estabelece entre o rubro negro anfitrião  e a torcida arco-íris, os secadores presentes no ambiente.

Cada Lacre Conta – ESTREIA
Documentário, Livre, 2024. Direção: Pamela Ohnitram.

Documentário que expõe a conexão entre racismo e degradação ambiental em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O curta revela como as comunidades negras e periféricas da cidade são desproporcionalmente afetadas por questões ambientais, explorando a história de segregação racial e suas consequências. Através de relatos de moradores e ativistas, o filme destaca a luta por justiça ambiental e social, retratando iniciativas de resistência e a esperança por um futuro mais justo. “Cada Lacre Conta” é uma denúncia urgente e uma celebração da resiliência comunitária diante da adversidade.

Bate papo com realizadores.

Classificação: 10 anos
Duração: 1h05
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

Rotas Perdidas (CE)
Documentário, Livre, 2024. Direção: Sâmia Maria da Silva Costa.

O documentário aborda como a falta de transporte para público em uma região de Juazeiro do Norte, Ceará, impacta fortemente a vida dos moradores. Entre a denúncia e o poético, rotas perdidas é um mergulho em um problema que abala toda uma população.

Olha o museu no meio da rua (BA)
Documentário, 10 anos, 2023. Direção: Gean Almeida.

Sendo realizado de forma independente e orgânica, a proposta do documentário é chamar a atenção para a potência das artes de rua e dos espaços culturais na periferia, tendo como fio condutor a atuação do Grupo de Arte Popular A Pombagem e a sua afirmação de que “O Museu é a Rua”. Produzido em parceria com a Raízes BA, o Documentário tem direção do cineasta Gean Almeida e do diretor teatral Fabricio Brito.

Contra-Monumento Cena#2 (MG) ESTREIA
Documentário, Livre, 2024. Direção: Arthur Medrado e Raquel Salazar (Com Olhares (Im)Possíveis).

Em nossa experiência, reexaminamos o arquivo para descobrir novos significados. No cinema, aprendemos que o arquivo vai além do armazenamento, conectando-nos à invenção. Criamos novas perspectivas sobre a relação entre pessoas e os objetos, imagens e palavras nos arquivos, misturando nossos arquivos com os do mundo em um olhar (im)possível. Em Ouro Preto, exploramos como o arquivo público pode se ligar às nossas memórias e como arquivar e criar se entrelaçam, redefinindo nossa forma de ver os arquivos.

Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz (MG)
Documentário, Livre, 2024. Direção: Lucas Assunção.
Legenda Descritiva e Libras.

Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz mergulha nas profundezas de uma comunidade quilombola, onde cada ingrediente conta uma história e cada prato é um testemunho de gerações.

[ENG] Taste of Tradition delves into the depths of a quilombola community, where each ingredient tells a story and each dish is a testament to generations.