05 de Novembro

Programação

Local: Sala Walter da Silveira

14:00 – Sessão de Abertura
01 – Notícias de uma Tragédia Racial Subnotificada
Documentário, 14 min, BA, 2017. 18 anos.
Sinopse: Memórias abafadas por coreografias ritmadas ao som de repiques que se confundem com o rá-tá-tá de macaquinhas. Memórias fotográficas traumáticas da mistura de massa encefálica com pólvora. Memórias operantes e insurretas tomando os becos, vielas e muros da cidade-túmulo (mais conhecida como Salvador). Na terra onde o acaso é cria do cinismo, a situação é colonial, o que está no quadro e fora dele também é: “Notícias de uma Tragédia Racial Subnotificada” é o primeiro de uma série de filmes-panfletos sobre o caso que ficou conhecido como Chacina do Cabula.
02 – Uma semana
Documentário, 12 min, CE, 2017. Livre.
Sinopse: Após o assassinato do jovem Weverton surge um movimento autônomo que pediu justiça.
03 – Coração do Mar
Ficção, 20 min, SP, 2018. Livre.
Sinopse: Cercado pela violência da região metropolitana de São Paulo, onde no Brasil a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado. Cadu, filho de Teresa, aos 10 anos, ele sonha conhecer o mar. 
04 – Nossos Mortos Tem Voz
Documentário, 28 min, RJ, 2018. 12 anos.
Sinopse: A narrativa do documentário se dá a partir do depoimento dos familiares e vítimas da violência de estado da Baixada Fluminense. Tendo como ponto de partida, mas não se limitando à crueza da violência praticada, o curta pretende trabalhar com as histórias atravessadas por essas perdas. A partir do depoimento dos familiares e imagens de arquivos pretende-se resgatar a memória dessas vidas interrompidas trazendo uma visão crítica sobre a atuação da polícia na Baixada Fluminense, sobretudo no que diz respeito a violência contra jovens negros.

 

18:00 – Marginal I
01 – As Crianças do Lixão
Documentário, 78 min, RJ, 2018. Livre.
Sinopse: “As Crianças do lixão” trata de uma realidade há muito tempo escondida da sociedade. No seio da comunidade do Jardim Gramacho nossas lentes capturaram uma situação impressionante. Com depoimentos sinceros e imagens impactantes, “As Crianças do Lixão” é um filme que ressalta as perspectivas de gerações que simplesmente foram ignoradas por uma nação e do futuro que espera outras tantas nas estradas de um lixão.

 

20:00 – Homenagem ao Mestre Moa do Katendê
01 – Mestre Moa do Katendê – A primeira vítima.
Documentário, 46 min, BA, 2018. Livre.
Sinopse:  Realizado no calor dos acontecimentos, visa celebrar a memória de Mestre Moa, sua trajetória na cultura afrobaiana e denunciar seu assassinato na madrugada de 8 de outubro de 2018 após o primeiro turno das eleições, como fruto da escalada da violência política estimulada pelo discurso fascista de ódio.