FILMES 2019

Estes são alguns dos filmes que foram exibidos na 1° Edição da Mostra. Colocamos aqui apenas os filmes que possuem link público na internet.

_____________

ExPERIMETRAL
Documentário, 9′, RJ, 2016.

Sinopse: Com o melhor emprego do mundo, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, defende o seu projeto de gestão, apresentando os grandes desafios e os transformando em grandes oportunidades para o futuro da civilização. Impulsionado pelos grandes eventos esportivos e pelo capital privado, a cidade alavancou um conturbado processo de gentrificação, deixando rastros de dúvidas e desgostos à uma parcela da população.

Ficha técnica:

Direção e roteiro: Daniel Santos.

_____________

MENINAS INVISÍVEIS
Documentário, 18′, SP, 2018.

Sinopse: Como é ser mulher no sistema socioeducativo? Meninas (In)visíveis traz um olhar sobre as vivências, experiências e visões das meninas que cumprem medida em um centro de detenção para adolescentes no Rio de Janeiro.

Ficha Técnica:

Direção e Roteiro: Isabela Aleixo e Karla Suarez
Assistente de direção: Michelle Felix
Produção: Guinevere Gaspari e Karla Suarez
Preparação de elenco: Taís de Amorim
Direção de fotografia: Emy Lobo
Cinegrafistas: Emy Lobo e Michelle Felix
Som direto: Karen Suzane
Trilha Sonora: Ana Magalhães, Beà, Dai Ramos, Magno Myller e Rebeka Terra
Montagem: Barbara Ripper
Colorista: Maíra Barillo e Paulo Carou
Mixagem de som: Raquel Lazaro
Arte: Ana Moura
Motion designer: Priscila Martinho

O projeto faz parte do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – Brasil.

_____________

MARAKÁ’NÀ
Documentário, 20′, RJ. 2019.

Sinopse: O estádio do Maracanã não é apenas um espaço de lazer, mas, acima de tudo, um espaço de luta. Neste documentário, o Grupo Popular Pesquisa em Ação explora a luta pela educação, pela moradia e pelos direitos indígenas, contra o desenvolvimento do capital. Esta é uma história semelhante a muitas lutas em todo o Brasil, contra os megaeventos e o modelo de desenvolvimento imposto de cima.

O filme narra os eventos com testemunhos dos protagonistas e imagens históricas. O principal objetivo deste projeto é analisar as práticas de resistência desenvolvidas contra a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Essa análise é contextualizada a partir de depoimentos históricos, relatos de violência e injustiças que ocorreram devido aos megaeventos.

O documentário está geograficamente centrado na área do estádio do Maracanã, uma das áreas onde as contradições do modelo de desenvolvimento caracterizado pelo estado de exceção veio à tona e surgiram diversas estratégias de resistência. Ao redor do estádio do Maracanã, levantaram-se diferentes lutas: o movimento social “Não Vai Ter Copa”, a resistência indígena da Aldeia Maraká’nà, as lutas contra a remoções da Favela do Metrô-Mangueira e da Escola Municipal Friedenreich.

Ficha Técnica:

Direção: Grupo Popular Pesquisa em Ação.
Produção: Grupo Popular Pesquisa em Ação.
Montagem: Daphne Cordeiro e Rafael Daguerre.
Edição e Finalização: Rafael Daguerre.
Fotografia: Rafael Daguerre.
Tradução: Federico Venturini e Aluana Guilarducci.
Transcrição: Aluana Guilarducci.
Legendagem: Rafael Daguerre.
Música: Filipe Proença e Diego Cavalcanti.
Tradução para Espanhol: Mariângela Ferreira.
Tradução para Inglês: Debbie Bookchin, Katerina Chatzikidi and Laura Premack.

_____________

OFUSCADO
Documentário, 19′,

Ficha técnica:

Direção: Leandro Calixto

Deixe um comentário

Your email address will not be published.