Edição 2019

dezembro 6, 2019

MOSTRA DO FILME MARGINAL

Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador de 2019
Local: Espaços Culturais

Em 2019, recebemos 600 filmes

A terceira edição teve em seu slogan “sem revolta jamais haverá justiça“, homenagem às lutas sociais por justiça em todo o país. A Mostra aconteceu entre os dias 14 e 22 de setembro de 2019 no Rio de Janeiro. Na cidade de Salvador, a realização foi entre os dias 04 e 10 de novembro, novamente na sala Walter da Silveira.

Assim como as exibições anteriores, a 3° edição não teve cobrança de ingressos. Acreditamos que dessa forma facilitaremos o acesso da população, impedida pelos altos custos das atividades culturais, a uma programação de qualidade. Em 2019 a Mostra Marginal internacionalizou-se.

Realizamos duas sessões no dia 15/12 no cinema ocupado La Cref Revival na cidade de Paris, França.

As inscrições dos filmes foram abertas em abril e encerraram-se dia 31/05. Recebemos 600 filmes de todas as regiões do país, inclusive, de lugares bastante distantes do eixo comercial e midiático que são os grandes centros urbanos. Essa adesão reforça a importância da criação e o fortalecimento de projetos de exibição, discussão e divulgação dos trabalhos audiovisuais independentes.

Vale destacar que, em 2019, a partir de um edital de ocupação de espaço, boa parte da Mostra seria exibida no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio. No entanto, após examinarem o conteúdo dos filmes, o CCJF proibiu a exibição de três curtas-metragens da programação. Com isso, resolvemos cancelar a Mostra no CCJF e levar a programação para locais que não promovessem censura.

Nota de cancelamento:

Vimos por meio desta nota comunicar o cancelamento da 3° edição no CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal.

A Mostra do Filme Marginal foi selecionada em 2018 no edital de ocupação do Centro Cultural da Justiça Federal para a realização da 3° edição em 2019 no Rio de Janeiro. No entanto, após o envio da programação, a instituição nos comunicou sobre a impossibilidade de exibição de três filmes selecionados.

Não concordamos com o entendimento da instituição e nos posicionamos contrário a postura da mesma.

Após diálogo da equipe e contato com os diretores dos filmes, solicitamos uma reunião com a direção do Centro Cultural da Justiça Federal com a participação dos realizadores, por entendemos ser importante garantir o direito aos mesmos, além de tentarmos coletivamente, resolver a questão.

Esgotadas as vias institucionais, os realizadores e a Mostra não concordaram com as motivações apresentadas e não aceitaram a solução sugerida pelo CCJF. Diante da situação colocada frente aos filmes que não poderiam ser exibidos neste espaço, caracterizando assim uma censura aos mesmos, decidimos cancelar a realização da 3° Edição da Mostra do Filme Marginal, na instituição.

Gostaríamos de informar que a Mostra está confirmada na data, nos outros espaços e cidades. Estamos em busca de um novo local que acolha os três filmes censurados e o restante da programação.

Não é de nossa responsabilidade o conteúdo divulgado pela imprensa corporativa, visto que, desde sua criação, a Mostra do Filme Marginal só mantém diálogo com a mídia independente!

Equipe da Mostra.

Clique aqui e veja imagens da 3° edição.
Vinheta da Mostra de 2019