Cine Horto

PROGRAMAÇÃO – 16 DE OUTUBRO

LOCAL: Galpão Cine Horto
R. Pitangui, 3613 – Horto.

18:30 – SESSÃO MULHERES EXTRAORDINÁRIAS

1. Grito! Parte I: Mini Manifesto Feminista Interseccional em Imagens 
Documentário, 23 Min, Recife/PE, 2018, 12 Anos. Direção: Dandara de Morais.

Sinopse: Em uma conversa, 4 mulheres compartilham suas angústias e vivências sobre relacionamentos abusivos. Do fundo da garganta, pertinho do coração, Mini Manifesto Feminista Interseccional em Imagens, é o primeiro filme da saga Grito, uma série de documentários sobre as peculiaridades de ser mulher.

2. Mulheres de Visão. 
Documentário, 30 Min, Teresina/PI, 2018, Livre. Direção: Milena Rocha.

Sinopse: Denise, Dilma e Teresinha são mulheres com deficiência visual, que vivem em Teresina, cada uma com um grau de deficiência, idades e vivências distintas, compartilham experiências, desafios e expectativas das nuances de cada fase da vida de mulher de sentidos, que sente o mundo além do que os olhos lhes permitem ver. Considerado um dos primeiros experimentos de audiovisual acessível do Piauí.

3. Procuram-se Mulheres.
Documentário, 17 Min, Rio de Janeiro/RJ, 2018, 10 Anos. Direção: Rozzi Brasil.

Sinopse: Invisíveis no mundo do samba, mulheres atendem um anúncio numa rede social. Conectando-se para fugir à invisibilidade, elas se conhecem se reconhecem e criam coragem para algo surpreendente.

4. Sereias.
Documentário, 15 Min, Rio de Janeiro/RJ, 2019, Livre. Realização: Barbara Vida.

Sinopse: Formação de Sereias é o nome da coletiva feminista que se formou na Ocupação do Ministério da Cultura do Rio de Janeiro, OcupaMinC RJ, que teve início durante o processo impedimento da presidenta Dilma Rousseff. SEREIAS desvela o protagonismo dos corpos femininos neste movimento através de performances e imagens documentais.

5. #EleNão: Mulheres Paraenses contra o Fascismo.
Documentário, 20 Min, Belém/PA, 2018, Livre. Direção: Joyce Cursino.

Sinopse: O documentário revela como um movimento de mulheres inundou as redes e as ruas para dizer #EleNão. São relatos de mulheres em diferentes frentes da luta contra o fascismo, representado na candidatura de Jair Bolsonaro a presidência da República nas eleições de 2018, que demarcam uma narrativa histórica e única no Pará, no Brasil e no mundo.

CLASSIFICAÇÃO – 12 ANOS

 

20:40. SESSÃO CULTURA POPULAR

1. Abaya: resistência e ancestralidade.
Documentário, 3 min, São Paulo/SP, 2018, 10 anos. Direção: Grazie Pacheco. Sinopse: O encontro do Ilú Obá de Min, Mães de Maio e UMOJA , sua união, luta, ideais e resistências em uma noite onde a Rainha Mãe toma forma para denunciar a falsa abolição da escravatura. 2. Roda.
Documentário, 07 min, Rio de Janeiro/RJ, 2019, Livre. Direção: Caio Almeida. Sinopse: Significados da roda e suas particularidades em diversas culturas e costumes. 3. Olha o teatro no meio da rua.
Documentário, 15 min, Guarulhos/SP, 2019, Livre. Direção: Janaina Reis. Sinopse: A Mostra de Teatro de Rua do Cabuçú, que ao longo de uma década sai às ruas em defesa da APA Cabuçú Tanque Grande é o tema deste documentário, dirigido por Janaina Reis que participa da mostra desde sua segunda edição em 2009, o filme conta por entrevistas e imagens de arquivo o início e desenvolvimento deste projeto que reúne artistas diversos em torno da pauta ambiental que carrega como bandeira. 4. Nas Quebradas do Boi.
Documentário, 21 min, Maceió/AL, 2019, Livre. Direção: Igor Machado. Sinopse: O Vale do Reginaldo e seus tons periféricos é o palco de uma jornada de sons, cores e fusões criativas. A vivência do grupo musical Tequilla Bomb com o mestre “Zé do Boi” e o grupo cultural “Boi Gavião”, promove uma rica interação da poesia e das vidas de quem faz pulsar a arte na periferia de Maceió. Bate papo com realizadores.

CLASSIFICAÇÃO – 10 ANOS