17 de Setembro

Classificação: Livre
Duração: 1h22
Local: Ponto Cine

O Som da Pele (PE)
Documentário, 22′, Livre, 2024. Direção: Marcos Santos.
Legenda Descritiva e Libras.

O Som da Pele é um documentário que acompanha a trajetória de Irton Mário, conhecido como Mestre Batman, músico e educador responsável por fundar o grupo “Os Batuqueiros do Silêncio”. Formado por pessoas com surdez total ou parcial, o grupo utiliza a arte como meio de integração e inclusão social.

O Som das Redes (BA)
Documentário, 18′, Livre, 2024. Direção: Assaggi Piá.
Libras.

O documentário revisita a trajetória de Selmi Nascimento, jogador de futebol de cegos, que conquistou o heptacampeonato brasileiro e o tricampeonato mundial pelo Instituto de Cegos da Bahia – ICB, além de ter sido campeão da Copa América, defendendo a Seleção Brasileira.

Essa é Nossa Bandeira (RJ)
Documentário, 13′, Livre, 2025. Direção: Mateus Carvalho.
Legenda em Português.

Essa É Nossa Bandeira é um documentário que acompanha o cortejo da Folia de Reis Sagrado Coração de Jesus, liderado por Mestre Washington, no interior da Baixada Fluminense. No dia de Natal, o grupo caminha por horas sob o sol, cruzando bairros entre a fé e a celebração, ao visitar as casas de fiéis foliões que cumprem suas promessas.

Marcação Cerrada (RJ)
Ficção, 23′, Livre, 2024. Direção: Rodolfo Medeiros.
Libras.

“Marcação Cerrada” é um curta-metragem emocionante que narra a história de Sofia, uma jovem com Síndrome de Down que desafia as expectativas e supera as barreiras impostas pela sociedade e pela superproteção de seu pai. Motivada pelo sonho de assistir a um jogo de futebol no icônico Maracanã, Sofia embarca em uma jornada que não apenas a leva ao estádio, mas também a um profundo autoconhecimento e amadurecimento.

Acompanhada por seus amigos leais, que também tem Síndrome de Down, Sofia enfrenta desafios, preconceitos e obstáculos inesperados, mas descobre que a verdadeira força vem de dentro. Ao longo do caminho, ela entende a preocupação de seu pai, que, embora movido pelo amor, queria protegê-la das adversidades do mundo. Contudo, Sofia sabe que a melhor forma de proteção é permitir-se enfrentar esses desafios, mostrando que é capaz de superar qualquer coisa com determinação e coragem.

Este curta é uma celebração da amizade, da resiliência e da liberdade de escolha, mostrando que os maiores sonhos podem ser realizados quando se tem coragem de seguir em frente, mesmo diante das dificuldades.

Família Nascimento (SP)
Ficção, 19′, Livre, 2025. Direção: Ingrid Nascimento e Victor Nascimento.
Legenda Descritiva e Libras.

A partir de arquivos pessoais, o vídeo revela memórias de uma família que lutou contra a paralisia cerebral.

Classificação: Livre
Duração: 1h04
Local: Galpão Bela Maré

Tempos da Maré (RJ)
Documentário, 07′, Livre, 2025. Direção: Cavi Borges.

A Favela da Maré mostrada em diferentes tempos e situações.

O Esplendor do Subúrbio (RJ)
Experimental, 09′, Livre, 2022. Direção: Luiz Claudio Lima.

Com trechos do documentário Cine Vaz Lobo revisitamos o Esplendor do Subúrbio no bairro suburbano do Rio de Janeiro.

Jongo Congola (RJ)
Documentário, 25′, Livre, 2025. Direção: André Sandino Costa.
Legenda em Português.

Fundado em Campos do Goytacazes, Jongo Congola traz uma tradição da estética afro-brasileira que ao render homenagem aos saberes e fazeres culturais de Congo e Angola, inventa batuques, cantorias e danças por três gerações de mestres e mestras jongueiras. Este documentário que é feito de memórias para o futuro é também uma singela homenagem à Tia Noinha,  guardiã das ancestralidades que renascem na gira do Jongo Congola com o ritmo da magia e a força vital do Asé.

Nossa Querida Jabebiracica (RJ)
Documentário/Ficção, 22′, Livre, 2024. Direção: Elder Gomes Barbosa.

Há muito tempo a Grande Chuva assola o bairro da Tijuca. Sozinha em um dos poucos prédios que restaram, uma filha tenta contato com seu pai enquanto escuta mensagens vindas de frequências misteriosas.

Classificação: 10 anos
Duração: 1h29
Local: Teatro Correios Léa Garcia

Silêncio, Elas Querem Falar (RJ)
Documentário, 15′, Livre, 2024. Direção: Hélia Braz.
Legenda Descritiva e Libras.

“Silêncio, Elas querem Falar” é um filme documental de curta-metragem. A narrativa gira em torno dos relatos das corporeidades existentes na cidade de Niterói, e tem como proposta a ideia de pensar, refletir sobre esses corpos e suas experiências vivendo nesse território.

Patricia (BA)
Ficção, 22′, 10 anos, 2024. Direção: Marco V. Rocha.
Legenda Descritiva.

Que nossos sorrisos não sejam forçados para sua diversão e nossas dores escondidas. Que Iemanjá minha mãe me ajude. Um curta-metragem sobre as dores que carregamos sozinhos e só confessamos ao mar, que é vida, mas para pessoas negras da diáspora também lembrança de um passado de tristeza e morte.

As Gingers (RJ)
Documentário, 14′, 10 anos, 2024. Direção: Pedro Murad.
Legenda em Português.

Documentário sobre AS GINGERS, um grupo de sapateado do Rio de Janeiro composto por pessoas na terceira e quarta idade, inspirado na estrela do sapateado norte-americano Ginger Rogers. Etarismo, envelhecimento, preconceitos, superação. Relatos de mulheres, memórias, cada uma única, todas com algo em comum: o sapateado que poderia parecer impossível para pessoas idosas mas não é. Todos os corpos, em todas as idades, podem dançar.

Cidade, Substantivo Feminino? (SP)
Documentário, 38′, 10 anos, 2025. Direção: Laraizis Toni.
Legenda Descritiva e Libras.

O documentário em média-metragem Cidade: Substantivo Feminino? registra o processo de pesquisa, criação e aplicação de trabalhos artísticos de colagem experimental de Lizis como intervenções urbanas, propondo uma reflexão ao espectador sobre a mobilidade das mulheres na cidade de Presidente Prudente.

Por meio do seu depoimento enquanto mulher e artista atuante no cenário local, Lizis conduz a linha narrativa principal, de forma crítica, poética e provocativa, permeada pelos depoimentos do lugar de fala das mulheres prudentinas nas suas dificuldades diárias quanto à mobilidade e acesso à cidade, e de registros documentais que evidenciam a realidade em diferentes dinâmicas de locomoção urbana.

Classificação: 10 anos
Duração: 1h26
Local: Teatro Correios Léa Garcia

Carolinas (ES)
Documentário, 17′, Livre, 2025. Direção: Daiana Rocha.

Duas jovens poetas mergulham dentro de si, revelando seus anseios, sonhos e reconhecem em suas escritas o legado ancestral de uma mulher à frente de seu tempo na literatura: Carolina Maria de Jesus.

Arte Quilombola, o Legado Continua (BA)
Documentário, 25′, 10 anos, 2025. Direção: Claudia Chávez.
Libras.

Documentário que fala da importância dos saberes ancestrais e arte quilombola na formação da sociedade brasileira, como ferramenta de luta e defesa do seu território, principalmente quando são promovidos por uma líder com visão como foi Mãe Bernadete, ialorixá, ativista e líder quilombola brasileira, assassinada em 2023. Um ano depois da sua morte, o Quilombo Pitanga dos Palmares abre as portas das suas casas e corações para fazer acontecer o Festival que sua matriarca tanto defendia, e contar sua história, a relação com a arte e o poder de transformação que ela tem. 

A filosofia do axé permeia processos artísticos e espirituais, o que faz com que o legado tenha o valor que tem, e permaneça.

A Terceira Ilha (PE)
Ficção, 43′, Livre, 2024/2025. Direção: Robério Brasileiro.

Espelhos místicos, bebidas mágicas, seres encantados… “A Terceira Ilha” é uma obra de ficção nos gêneros aventura e fantasia, de autoria de Robério Brasileiro, que conta a história de Amara, Hélio, P.G. e J.C.. O grupo viaja de barco pelo Rio São Francisco, visitando ilhas e fazendo apresentações artísticas para as comunidades ribeirinhas, recebendo presentes diversos em troca.

Classificação: Livre
Duração: 1h13
Local: Areninha de Guadalupe

Renato Canoeiro Caiçara (SP)
Documentário, 09′, Livre, 2024. Direção: Dannyel Leite.
Legenda Descritiva e Libras.

Conheça Renato Canoeiro, uma arte que mantém viva a tradição da canoagem artesanal. Renato nos mostra como suas mãos habilidosas transformam troncos de árvores em canoas que contam histórias e atravessam gerações. Descubra os desafios e as alegrias de um ofício enraizado na cultura caiçara.

Receita Cultural (MG)
Documentário, 12′, Livre, 2024. Direção: Antonio Fargoni.
Legenda Descritiva.

A partir do pastel de farinha de milho, tradicional na região sul de Minas Gerais, narra-se a história de Pindorama.

Essa é Nossa Bandeira (RJ)
Documentário, 13′, Livre, 2025. Direção: Mateus Carvalho.
Legenda em Português.

Essa É Nossa Bandeira é um documentário que acompanha o cortejo da Folia de Reis Sagrado Coração de Jesus, liderado por Mestre Washington, no interior da Baixada Fluminense. No dia de Natal, o grupo caminha por horas sob o sol, cruzando bairros entre a fé e a celebração, ao visitar as casas de fiéis foliões que cumprem suas promessas.

A Pedidos do Povo, Capelinha de Novo! (BA)
Documentário, 30′, Livre, 2025. Direção: Vinícius Consi.
Legenda em Português.

Após cinco anos de hiato, a quadrilha junina Capelinha retorna às competições com a energia que marcou sua trajetória. Entre ensaios intensos, figurinos detalhados e noites sem fim, os bailarinos se preparam para reconquistar seu lugar. Com ritmos pulsantes e coreografias vibrantes, a emoção toma conta da arena. O espetáculo de cores e sons está prestes a começar. “A Pedidos do Povo, Capelinha de Novo!”