MOSTRA DO FILME MARGINAL
Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Belo Horizonte e Salvador, 2019.
Local: Espaços Culturais
Em 2019, recebemos mais de 600 filmes
A terceira edição teve em seu slogan “sem revolta jamais haverá justiça“, homenagem às lutas sociais por justiça em todo o país. A Mostra aconteceu entre os dias 14 e 22 de setembro de 2019 no Rio de Janeiro. Na cidade de Salvador, a realização foi entre os dias 04 e 10 de novembro, na sala Walter da Silveira.
Assim como as exibições anteriores, a 3° edição não teve cobrança de ingressos. Acreditamos que dessa forma facilitaremos o acesso da população, impedida pelos altos custos das atividades culturais, a uma programação de qualidade.
Em 2019 a Mostra Marginal internacionalizou-se. Realizamos duas sessões no dia 15/12 no cinema ocupado La Cref Revival na cidade de Paris, França.
As inscrições dos filmes foram abertas em abril e encerraram-se dia 31/05. Recebemos 620 filmes de todas as regiões do país, inclusive, de lugares bastante distantes do eixo comercial e midiático que são os grandes centros urbanos. Essa adesão reforça a importância da criação e o fortalecimento de projetos de exibição, discussão e divulgação dos trabalhos audiovisuais independentes.
Vale destacar, em 2019, a partir de um edital de ocupação de espaço, boa parte da Mostra seria exibida no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF). No entanto, após examinarem o conteúdo dos filmes, o CCJF proibiu a exibição de três curtas-metragens da programação. Com isso, resolvemos cancelar a Mostra no CCJF e levar a programação para locais que não promovessem censura.
Nota de cancelamento:
Vimos por meio desta nota comunicar o cancelamento da 3° edição no CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal.
A Mostra do Filme Marginal foi selecionada em 2018 no edital de ocupação do Centro Cultural da Justiça Federal para a realização da 3° edição em 2019 no Rio de Janeiro. No entanto, após o envio da programação, a instituição nos comunicou sobre a impossibilidade de exibição de três filmes selecionados.
Não concordamos com o entendimento da instituição e nos posicionamos contrário a postura da mesma.
Após diálogo da equipe e contato com os diretores dos filmes, solicitamos uma reunião com a direção do Centro Cultural da Justiça Federal com a participação dos realizadores, por entendemos ser importante garantir o direito aos mesmos, além de tentarmos coletivamente, resolver a questão.
Esgotadas as vias institucionais, os realizadores e a Mostra não concordaram com as motivações apresentadas e não aceitaram a solução sugerida pelo CCJF. Diante da situação colocada frente aos filmes que não poderiam ser exibidos neste espaço, caracterizando assim uma censura aos mesmos, decidimos cancelar a realização da 3° Edição da Mostra do Filme Marginal, na instituição.
Gostaríamos de informar que a Mostra está confirmada na data, nos outros espaços e cidades. Estamos em busca de um novo local que acolha os três filmes censurados e o restante da programação.
Não é de nossa responsabilidade o conteúdo divulgado pela imprensa corporativa, visto que, desde sua criação, a Mostra do Filme Marginal só mantém diálogo com a mídia independente!
Equipe da Mostra.