MOSTRA DO FILME MARGINAL
Rio de Janeiro, 2024.
Em 2024, recebemos 404 filmes!
A 4° edição teve como tema “Divertir, Instruir e Emancipar“.
Como bem disse o camarada Felipe Macedo, é muito significativo que a 4ª. Mostra do Filme Marginal tenha adotado como tema a divisa – “Divertir, instruir, emancipar” – da organização Cinema do Povo, o primeiro cineclube bem documentado, criado em Paris, em 1913.
Divertir sem alienar; instruir com informação e cultura, conhecimento construído e compartilhado. E, sobretudo, emancipar. Ter plena consciência de sua condição no mundo, como pessoa mas também como grupo, como comunidade e, num sentido mais amplo como classe social. E, sobre essa consciência, poder atuar de forma independente, ser sujeito da vida e da história, e não apenas objeto, consumidor, espectador.
As inscrições dos filmes foram abertas em maio – entre os dias 03 e 20 do mesmo mês. Recebemos 404 filmes de todas as regiões do país, lugares bastante distantes do eixo comercial e midiático que são os grandes centros urbanos. Inclusive, produções de outros países, como Burkina Faso, Peru, Colômbia, Cuba, EUA e Canadá. Essa adesão reforça a importância da criação e o fortalecimento de projetos de exibição, discussão e divulgação dos trabalhos audiovisuais independentes.
A Mostra aconteceu entre os dias 13 e 22 de setembro no Rio de Janeiro. Os filmes foram exibidos em diversos regiões da cidade, zona norte, centro e zona sul: no Estação Net Botafogo, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, na Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva, na Biblioteca Parque de Manguinhos, na Nave do Conhecimento Nova Brasília e no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ.
A 4ª Mostra do Filme Marginal foi realizada pelas produtoras C41 WebStudio e Corpo Fechado Produtora e foi contemplada no Pro-Carioca Audiovisual 2023 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, Lei Paulo Gustavo, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro através da Rio Filme.
Foram 121 obras selecionadas compondo uma programação que aborda assuntos sensíveis da atualidade, como racismo, questões LGBTQIAPN+ e de gênero, direito à cidade, juventude e violência, e processos de superação de desigualdades.
Assim como as edições anteriores, não teve cobrança de ingressos. Acreditamos que dessa forma facilitaremos o acesso da população, impedida pelos altos custos das atividades culturais, a uma programação de qualidade.
Comprometida com o enfrentamento às desigualdades sociais, a Mostra do Filme Marginal reconhece a importância de difundir filmes independentes que desafiam normas e barreiras.
Assista abaixo a vinheta da 4ª edição da Mostra.