14h – SESSÃO MARGINAL XXV – Luta Pela Terra
Classificação: Livre
Duração: 1h20
Local: Estação Net Botafogo – Sala 4
Terra Delas (GO)
Documentário, 10′, Livre, 2025. Direção: Bárbara Zaiden.
Legenda Descritiva.
O protagonismo das mulheres do MCP em Catalão (GO) na construção de uma economia camponesa baseada na cooperação e a conquista da autonomia financeira por meio do trabalho coletivo.
Ulei Corpo Ancestral (SP)
Experimental, 20′, Livre, 2024. Direção: Lilly Baniwa, Vera Moura Tukano, Mawanaya Waujá, Davina Marques e Alik Wunder.
Ulei, na língua Aruak, falada pelo povo Waujá, significa mandioca. O filme explora, de maneira experimental, memórias e experiências de estudantes pertencentes a diferentes povos indígenas com esse vegetal. A mandioca, um corpo ancestral vivo, surge nas narrativas e movimenta as criações com palavras, canções e gestos do filme.
Unidas por Bissau (Nô Kumpu Guiné): Agroecologia e Feminismo na Guiné-Bissau (Guiné-Bissau)
Documentário, 40′, 12 anos, 2023. Direção: Iara Lee.
Rodado na Guiné-Bissau, nação da África Ocidental, este filme instigante leva você a uma jornada que segue corajosas mulheres locais que desafiam as normas, afirmam seu papel por meio da agroecologia, se opõem à mutilação genital feminina e ao casamento forçado enquanto desafiam o patriarcado em todos os aspectos. criando instituições que promovam a auto-suficiência. Levando adiante o legado de Amílcar Cabral, líder da independência da Guiné-Bissau que incluiu os direitos das mulheres no centro da luta pela libertação, uma geração de mulheres em ascensão está retomando seu poder.
16h – SESSÃO MARGINAL XXVI – Mundo do Trabalho
Classificação: 14 anos
Duração: 1h28
Local: Estação Net Botafogo – Sala 4
Cata (MA)
Documentário, 25′, Livre, 2025. Direção: Lucas Sá.
No Brasil, 70% dos municípios depositam seus resíduos sólidos em lixões. Há cerca de 3 mil lixões no país e mais de um milhão de catadores de materiais recicláveis. A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a obrigatoriedade do fim dos lixões.
Seis Por Um (SP)
Ficção, 19′, 12 anos, 2024. Direção: Weverton Silva.
Legenda em Português.
Mais uma semana de trabalho começa. Extremamente cansado, Fabrício não tem perspectivas sobre o seu futuro e, nas pequenas pausas entre o horário do almoço e o término do expediente, ele começa a pensar em ocupar o seu dia de descanso com uma nova atividade artística.
Retratos de Uma Vida de Serviço (RJ)
Ficção, 25′, 14 anos, 2025. Direção: Leonardo Flores.
Legenda em Português.
Thamyres trabalha como prestadora de serviços para um aplicativo de limpeza domiciliar. Após ser bloqueada injustamente por trinta dias, ela se vê sem rumo e busca apoio em conversas com amigos sobre a vida e o trabalho.
Entrega (RS)
Ficção, 18′, 14 anos, 2024. Direção: Luiz Azambuja e Pedro Presser.
Legenda em Português.
Rafinha é um jovem adulto, que trabalha fazendo entregas de bicicleta para sustentar sua família. O filme acompanha a última entrega do dia de Rafinha e as oportunidades e riscos que ela trará.
18h15 – SESSÃO MARGINAL XXVI
Classificação: 16 anos
Duração: 1h16
Local: Estação Net Botafogo – Sala 4
Sessão com Bate-papo com Realizadores.
Paçoca (RJ)
Ficção, 19′, Livre, 2024. Direção: Marçal Vianna.
Legenda em Português.
Pedrinho é eleito representante de turma em uma eleição em sua própria escola, mas sua vitória incomoda alguns pais, que alegam que o menino comprou voto em troca de paçocas.
A Vida de Jerônimo Dentro e Fora da Casca (SP)
Ficção, 21′, 10 anos, 2025. Direção: Andrews Nascimento.
Legenda Descritiva.
Jerônimo é um jovem da periferia de Santo André. Ele tem o sonho de se tornar MC de funk, mas o compromisso em ajudar o pai com o carro do ovo toma o seu tempo de uma forma que seu sonho parece ser cada vez mais distante. Até o dia em que, durante um período baixo de vendas, o garoto assume o microfone do carro do ovo e começa a improvisar rimas para potencializar as vendas.
Na Volta Eu Te Encontro (BA)
Documentário, 13′, Livre, 2024. Direção: Urânia Munzanzu.
Numa cidade negra situada abaixo da linha do equador, fortemente influenciada pelas revoltas caribenhas, a população rebelada contra os europeus toma as ruas comemorando independência e liberdade de seu povo preto e indígena. Perigosa e adepta de feitiçaria, ela faz uma festa clandestina em praça pública exaltando uma heroína Tumbalalá neste território onde Hauçás, prostitutas, carroceiros e bruxas são as donas de tudo e governam o lugar.
Cordão de Prata (RJ)
Ficção, 23′, 16 anos, 2025. Direção: Getulio Ribeiro.
Legenda Descritiva.
Brilhante, um capitão do mato contemporâneo, diverte-se com sua vítima antes do tiro de misericórdia…
20h – SESSÃO MARGINAL XXVIII
Classificação: 14 anos
Duração: 1h33
Local: Estação Net Botafogo – Sala 4
Eu também não gozei (SP)
Documentário, 2024. Direção: Ana Carolina Marinho.
Letícia descobre que está grávida, mas não sabe quem é o pai do seu filho. São quatro possibilidades. Apesar de insegura e com medo, ela entra em contato com os possíveis pais. Todos alegam que o filho não pode ser deles porque não gozaram. Ela também não gozou. A gravidez solitária provoca uma reviravolta. Quando a criança nasce, sua inquietação ganha forma: ela vai em busca de descobrir quem é o pai de seu filho.