Filme de Rua

PROGRAMAÇÃO - 17 DE OUTUBRO

LOCAL: Filme de Rua
Rua Afonso Pena, 941, Sala 08.

19:00. PANORAMA LUTA INDÍGENA II

1. Nakua pewerewerekae jawabelia.
Experimental, 16 Min, Puerto Gaitán/Colômbia, 2018, Livre. Realização: Margarita Rodriguez Weweli-Lukana e Juma Gitirana Tapuya Marruá.

Sinopse: Vídeo experimental, parte do projeto UNID@S CONTRA LA COLONIZACIÓN: MUCHOS OJOS, UN SOLO CORAZÓN, que mescla as linguagens do documentário e ficção além de três idiomas: sikuani, espanhol e português. Realizado a partir do encontro de diferenças entre a cabilda gobernadora Margarita Rodriguez Weweli-Lukana do Resguardo Sikuani El Merey-La Veradita e da alieníndia urbana, em processo de retomada cultural, Juma Gitirana Tapuya Marruá, oriundas das regiões que passaram, depois da Colonização, a se chamar, respectivamente, Colômbia e Brasil. Este vídeo foi uma tentativa ritual de sanação das dores coloniais, dessas feridas abertas que ainda nos doem a tod@s, humanos y não-humanos: naturezas de Abya Yala.

2. Aikewara - A ressurreição de um povo.
Documentário, 80 min, Tucuruí/PA, 2017, 14 Anos. Direção: Celia Aparecida de Azevedo e Luiz Arnaldo Campos.

Sinopse: Num dia indefinido em 1972 helicópteros desceram na aldeia dos Aikewara – Suruí, no Sul do Pará, trazendo soldados que combatiam a Guerrilha do Araguaia. Com seu território ocupado militarmente começava o maior desafio vivido por um povo acostumado ao longo de sua história a enfrentar diversas ameaças de extinção. Um filme sobre o direito à existência e a resistência para fazer este direito existir. Aikewara, a ressurreição de um povo.

CLASSIFICAÇÃO – 14 ANOS