07 de novembro

Programação

Local: Colégio Estadual Ruben Dario

09:00 – Marginal VII
01 – Lute como uma menina!
Documentário, 71 min, SP, 2016. 14 anos.
Sinopse: A incrível história das meninas adolescentes que ocuparam escolas e protestaram nas ruas contra o projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo. Elas enfrentaram figuras de autoridade e a brutalidade policial para lutar por uma educação pública de qualidade e impedir que suas escolas fechassem.
Debate com Estudantes

 

Local: Escola Municipal Fonte do Capim

18:30 – Marginal VIII
01 – Pele de Monstro
Documentário, 20 min, Juiz de Fora/MG, 2017. 12 anos.
Sinopse: Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (U.F.J.F.), em 2016, comparam situações de racismo com filmes clássicos de terror dos anos 60.
02 – Entoado Negro 
Documentário, 9 min, Ingá/PB, 2017. Livre.
Sinopse: A luta pela garantia de direitos e celebrando o dia 20 de novembro, dia da consciência negra, a comunidade quilombola de Pedra D’Água, localizada no município de Ingá, na Paraíba, realiza uma festa singular. Da sua produção até o seu acontecimento, toda a comunidade participa da preparação e comemora sua cultura africana que se faz presente nas danças, na capoeira, nas comidas e na pele dos remanescentes de quilombolas.
03 – Amor de Ori
Ficção, 7 min, Brasília/DF, 2017. Livre.
Sinopse: Oxum todos os dias vai ao rio encher sua talha com água. Um dia, uma mulher de roupas vermelhas cruza seu caminho e muda sua vida para sempre.
04 – A alma do cinema não tem cor
Documentário, 18 min, PA, 2017. Livre. 
Sinopse: A missão da vez é potencializar as vozes de pretos e pretas que clamam por um cinema diverso, igualitário e que dê a devida representação ao povo preto. O silêncio foi quebrado. A luta tá só começando. Relatos pessoais sobre consequências de anos de ausência da representatividade negra no cinema.
05 – Torcida Fiel, Estado Traidor
Documentário, 10 minutos, BA, 2018, Livre.
Sinopse: Torcida Fiel, Estado Traidor, um documentário dirigido pelo poeta e cineasta Giovane Sobrevivente, que retrata a total ausência de politicas públicas governamentais, destinadas a população que vive nas periferia da Cidade de Salvador/Bahia.
Debate com Estudantes