Programação
Local: Sala Walter da Silveira
14:00 – O que é Cinema Independente?
01 – Conversa Sobre o Cinema Independente
Documentário, 48 min, RJ, 2017. Livre.
Sinopse: O doc conta com a participação de Marcelo Ikeda, Dellani Lima, Cavi Borges, Cristiano Burlan, Taciano Valério, Marcelo Galvão e Guilherme Whitaker. Abordando o tema Cinema Independente no Brasil, desde sua concepção até seu modo de fazer no país, passando por sua comparação com os de outros países.
15:00 – Marginal XIII
01 – Fechadura
Ficção, 6 min, DF, 2017, Livre.
Sinopse: Filha tomou uma decisão muito importante sobre sua vida e precisa contar à Mãe.
02 – Vaca Parida
Fantasia, 17 min, MG, 2016. 10 anos.
Sinopse: Com a morte de sua mãe, um menino vai viver com o dono da fazenda onde ela trabalhava. Leva o que lhe restou: uma vaca.
03 – Essa Dor no Peito
Drama, 17 minutos, RJ, 2016, 12 anos.
Sinopse: Antero é um manipulador de bonecos que se sente preso às próprias arestas. Um homem rígido que afunda cada vez mais em sua dor. Seus devaneios o levam a crer que está sendo traído por Lídia, sua amante e companheira e, num surto, o medo da perda culmina em tragédia.
04 – Balanceia
Ficção, 8 min, RO, 2017. Livre.
Sinopse: Uma viagem à Ilha de Parintins, na Amazônia, provoca uma fusão de sentimentos em um homem. Depois de vivenciar o festival folclórico da ilha tupinambarana, o viajante se surpreende com crianças ribeirinhas que desafiam a força das águas.
05 – Écharpe Noir
Ficção, 16 min, RJ, 2018, 16 anos.
Sinopse: Em meio ao caos urbano, muitas vezes perdemos a sensibilidade para enxergar beleza no cotidiano, porém, a busca por essa sutileza é algo tão inerente ao ser humano que acabamos por busca-la em outros lugares ou experiências. Martha e Thiago encontram isso um no outro. Contudo, Thiago consegue uma bolsa de intercambio e fica um ano longe de Martha. Seria esse amor e companheirismo capaz de resistir à distância?
06 – Pisciano
Ficção, 2 min, PE, 2018. Livre.
Sinopse: Todos sonham com amor à primeira vista, principalmente os piscianos. Em um dia comum dentro de um ônibus, Alexandre se depara com o olhar de outro passageiro e um momento delicado surge, podendo se tornar algo que perdure durante toda a sua vida ou que dure apenas alguns minutos, Alexandre não tem como saber, mas vai cair de cabeça no que parece ser o começo de uma história de amor.
17:00 – Marginal XIV
01 – Manual
Documentário, 7 min, Cuba, 2016. Livre.
Sinopse: A cineasta Letícia Simões passou o primeiro semestre de 2016 frequentando o mestrado na Escuela Internacional de Cinema y TV, em San Antonio de los Baños, Cuba. O resultado está neste curta, em forma epistolar, em que ela conta à mãe suas impressões sobre o país, no momento em que desembarcava ali o presidente norte-americano, Barack Obama, realizava-se o primeiro desfile da Chanel e abriam-se lojas de grifes como Adidas e Clarins. O filme reflete as impressões de uma estrangeira diante da iminência de grandes transformações e do que restará da revolução socialista de 1959.
02 – Você conhece Derréis?
Documentário, 10 min, PB, 2017. Livre.
Sinopse: Até onde pode sonhar um artista com poucas chances?
03 – Carroça 21
Documentário, 12 min, SP, 2018. Livre.
Sinopse: Maura é mulher, mãe de 7 filhos e catadora de materiais recicláveis na maior cidade da América Latina. Enquanto ela trabalha duro para se manter, tem que lidar com preconceito, invisibilidade e a ignorância de quem não reconhece o valor e a importante função do catador.
04 – Matuto Metropolitano
Documentário, 15 min, SP, 2017. Livre.
Sinopse: Curta metragem sobre o multiartista Marco Antonio Mendes. Paraibano de Campina grande, Marco traz suas histórias de vida e suas obras neste documentário.
05 – A Força das Marias
Documentário, 6 min, RJ, 2017. Livre.
Sinopse: O direito à moradia é uma luta de todos. Na ocupação Vito Giannoti, 28 famílias simbolizam um coletivo de consciência política e comunicação popular. Lá, três Marias representam a força da mulher e suas trajetórias em busca do sentimento de pertencimento, do melhor para suas famílias e um lar para ocupar, sempre com resistência e partilha.
06 – Carne e Casca
Documentário, 17 min, PE, 2016. Livre.
Sinopse: Nas entranhas do manguezal recifense, existe a Ilha de Deus. Nela, resiste José Joaquim Francisco Filho, também conhecido como “Mosquito”, o mais antigo pescador de sururu em atividade na região. No leito do Rio Capibaribe, um dos mais poluídos do Brasil, Mosquito luta pela sobrevivência e pelo futuro de seus netos.
07 – Majur
Documentário, 20 min, MT, 2018. Livre.
Sinopse: Conheça Majur, chefe de comunicação de uma aldeia no interior de Mato Grosso. O documentário mostra um recorte de um ano de sua vida.
19:00 – Marginal XV
01 – Pena e Maracá – A Encantaria do Fundo
Documentário, 29 min, PA, 2017. Livre.
Sinopse: No fundo de rios e igarapés, na mística cidade de Soure, na ilha do Marajó no Brasil, é onde habitam os Encantados. Esses seres de luz, que através de pajés e curadores locais, exercem o poder da cura. A prática de seus ensinamentos e poderes é chamada de Pajelança Cabocla, mais conhecida por Pena e Maracá. Entre cantos e orações, cuias e colheres de pau, batas brancas e cirurgiões da terra, penas e maracás navegaremos pelo mundo invisível da Encantaria do Fundo. Os contos de seus personagens elucidarão o universo dessa prática curativa e o futuro de uma cultura que é uma das mais peculiares da Amazônia.
02 – Talaatay Nder
Documentário, 20 min, Senegal, 2016. Livre.
Sinopse: “Talaatay Nder”, significa em língua Wolof “Terça feira de Nder”, é uma homenagem poética para as mulheres de Nder, na região do Walo, Saint-Louis, Senegal. Em 1820, as Rainhas de Nder, lutaram e escolheram o suicídio coletivo para escapar à escravidão e preservar a sua liberdade e dignidade. A história de Nder continua viva e atualiza-se na modernidade.