10 de Novembro

Programação

Local: Sala Walter da Silveira

14:00 – Marginal XVII
01 – Cineclubismo na BF
Documentário, 21 min, RJ, 2018. 12 anos. 
Sinopse: Na Baixada Fluminense, coletivos culturais independentes iniciaram um movimento cineclubista que leva o cinema até o espectador. Há mais de dez anos atuando no território, esses Cineclubes tem um papel fundamental na construção social das regiões periféricas e abrem o debate para transformação do cotidiano nessas cidades. Promover Cineclubes é preservar a possibilidade do encontro, da identificação com o outro e o prazer de compartilhar e motivar pessoas.

 

15:00 – Marginal XVIII
01 – À Procura de Marçal
Documentário, 25 min, MS, 2016. Livre.
Sinopse: A vida e a luta de Marçal de Souza são o enredo deste documentário, contado em fotografias, documentos e matérias de jornais. Tupã-i (Deus Pequeno) foi um Guarani assassinado em 1983 por nunca se calar contra injustiças aos povos indígenas. Desde o batismo, estava predestinado a ser um líder, seja como missionário ou no movimento indígena brasileiro. Sua luta ganhou o mundo e mesmo após a morte, continua viva.
02 – [IN]Sustentável
Híbrido, 12 min, RN, 2018. Livre.
Sinopse: Um acidente ambiental ocorre na praia de Ponta Negra (Natal/RN). Em diálogo com imagens reais e utilizando como dispositivo uma narrativa de estética ficcional, no formato híbrido do filme uma nonsense equipe de TV investiga o acidente onde parcela dos personagens surreais, com certo teor lúdico, representam a si mesmos.
03 – Nós por nós
Documentário, 12 min, DF, 2018. 12 anos.
Sinopse: “Nós por nós” aborda a questão da violência de gênero dentro do ambiente universitário. Tendo como pano de fundo a Universidade de Brasília (UnB), o documentário busca mostrar, então, como a instituição lida com os casos de assédio, estupro e até feminicídio que acontecem dentro desse ambiente e como as próprias estudantes têm se movimentado para lutar contra essa realidade.
04 – Rio das Lágrimas Secas
Documentário, 25 min, MG e ES, 2018. Livre.
Sinopse: Rio das Lágrimas Secas traz um recorte sobre as perdas sofridas por mulheres de três pequenas comunidades, localizadas no caminho da lama de destruição do desastre/crime ambiental provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, que ocorreu no dia 5 de novembro de 2015 e afetou o Rio Doce e todos os ecossistemas ao seu redor, matou 19 pessoas e desalojou inúmeras outras. Todas as mulheres tiveram seus modos de vida e as suas relações com seus territórios e com a paisagem em que habitavam transformados pela tragédia. Todas tiveram que aprender a ser atingidas por este crime.

 

16:30 – Marginal XIX (Representações Afro-Diaspóricas)
01 – O Senhor de Toda Cruz
Ficção, 5 min, RJ, 2018. Livre.
Sinopse: Senhor das cruzes, Rei de todas as cruzes. Eu sou.
02 – NEGRUM3
Experimental, 22 min, SP, 2018. 10 anos.
Sinopse: Entre melanina e planetas longínquos, NEGRUM3 propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações espaciais dos filhos da diáspora.
03 – Privilégios 
Documentário, 19 min, RJ, 2018. 14 anos.
Sinopse: O documentário “Privilégios”, realizado em 2016 durante o período de ocupação das universidades públicas, com apoio do movimento Ocupa IACS, sobre os privilégios que se tem nessa sociedade e uma chamada para reflexão sobre o tema que abrange as relações vinculadas às opressões de gênero, raça e classe.
04 – Eleguá
Ficção, 25 min, RJ, 2018. 12 anos.
Sinopse: Mariana é uma jovem se recuperando de uma grave crise de depressão. Ela só quer ser feliz, mas ainda precisa encontrar seu caminho.

 

18:00 – Clipes
01 – Fischia il Vento
Videoclipe, 4 min, PE, 2017. Livre.
02 – Bala Perdida
Videoclipe, 4 min, PE, 2017. Livre.
03 – Suprimido
Documentário Musical, 2 min, RS, 2017. Livre.
04 – Eu o Declaro Meu Inimigo
Videoclipe, 2 min, PE, 2017. Livre.
05 – Tempo Voa
Videoclipe, 3 min, RS, 2017. Livre.
06 – Desejo/Sufoco
Videoclipe, 3 min, RJ, 2017. Livre.
07 – Hipster
Videoclipe, 3 min, RJ, 2018. Livre.
08 – Nu
Videoclipe, 3 min, RJ, 2018. Livre.

 

18:30 – Marginal XX
01 – Excelentíssimo Vampiro
Animação, 1 min, RS, 2018. Livre.
Sinopse: Com um golpe um Vampiro chega a presidência da república, iniciando assim uma série de desmontes no país.
02 – O Segurança Invisível
Experimental, 5 min, RJ, 2018. Livre.
Sinopse: Numa Universidade precarizada, um funcionário insatisfeito reflete sobre sua condição dentro deste espaço. Utilizando a técnica da fotomontagem, o filme conta a história de Vitor, um segurança invisibilizado e o seu desejo de mudança.
03 – Banco Brecht
Ficção, 9 min, PE, 2017, 10 anos.
Sinopse: Grupo de pessoas busca meios de financiar ações contra o sistema político, planejando um assalto a banco. Ao verificar como é o funcionamento do Banco tentam mudar seus planos para não entrar em contato com o sistema. Banco Brecht é um curta que questiona a sociedade, o que é a violência e o tipo dela que é permitida ou não pelo Estado.
04 – Torcida Fiel, Estado Traidor
Documentário, 10 minutos, BA, 2018, Livre.
Sinopse: Torcida Fiel, Estado Traidor, um documentário dirigido pelo poeta e cineasta Giovane Sobrevivente, que retrata a total ausência de politicas públicas governamentais, destinadas a população que vive nas periferia da Cidade de Salvador/Bahia.
05 – Sustento
Documentário, 1 min, PE, 2016. Livre.
Sinopse: Sustento é um rio de água rasa. Nele, se pesca da rua a casa, do que se é ao que se vê. É a correnteza que se vence a força, é a sutileza que se renova a cada maré.
06 – Deuteronômio 22
Experimental, 5 min, SP, 2016. 12 anos.
Sinopse: Em um lugar pobre, distante e atemporal, a predominância da violência e da cultura do estupro faz ocorrer um milagre que levantará uma questão a respeito da doutrina de justiça, mas também sobre o ideal do livre-arbítrio.
07 – Aviãozinho
Animação, 6 min, CE e RJ, 2016. 10 anos.
Sinopse: Quando um jovem plebeu decide trabalhar para os nobres, não podia imaginar o quanto isso lhe custaria.
08 – Beijos de Arame Farpado
Ficção, 15 min, SC, 2009. 18 anos.
Sinopse: Veludo, um assaltante de segunda linha, reencontra o amor de sua vida, Cacos de Vidro, uma muambeira estonteante, que retorna de uma temporada de insucessos no Paraguai. Juntos iniciam uma série de crimes e logo se transformam em queridinhos da imprensa marrom. Dois policiais decadentes partem em seu encalço. O filme é a segunda parte da Trilogia da Paixão Marginal, um conjunto de três curtas-metragens que procura revisitar a cinematografia brasileira dos anos 70, iniciado com Veludo & Cacos-de-Vidro. Escrito e dirigido por Marco Martins.

 

20:00 – Marginal XXI
01 – Imaginários Urbanos
Documentário, 25 min, AL, 2017. 10 anos.
Sinopse: Imaginários Urbanos mixa arte, corpo e cidade, esboçando inquietações de um grupo de pesquisadores e artistas dispostos a estimular reflexões sobre as representações simbólicas sobre a cidade de Maceió.
02 – Galeria RUA
Documentário, 17 min, PI, 2017. 10 anos.
Sinopse: Galeria RUA tenta compreender o sentido dos artistas urbanos ao expressar nas paredes e muros da cidade seus pensamentos, singularidades e Empoderamentos. Qual a real mensagem está codificada nas pichações e grafites? Quem são essas pessoas e para que fazem isso? Pichação é arte ou crime? O documentário dá voz aos próprios autores que mostram os pontos dentre as duas temáticas, suas diferenças e semelhanças, e como acontece a transmissão dessa comunicação na construção da rua como sua galeria a céu aberto.
03 – Vielas
Documentário, 23 min, RJ, 2017. Livre.
Sinopse: O documentário Vielas aborda o papel da mulher na sociedade através do graffiti, um meio majoritariamente masculino. Através de entrevistas com cinco artistas cariocas, são feitas reflexões sobre desigualdade de gênero, representatividade, ocupação dos espaços públicos e a arte do graffiti.