Programação
Local: Sala Walter da Silveira
14:00 – Marginal XVII
01 – Cineclubismo na BF
Documentário, 21 min, RJ, 2018. 12 anos.
Sinopse: Na Baixada Fluminense, coletivos culturais independentes iniciaram um movimento cineclubista que leva o cinema até o espectador. Há mais de dez anos atuando no território, esses Cineclubes tem um papel fundamental na construção social das regiões periféricas e abrem o debate para transformação do cotidiano nessas cidades. Promover Cineclubes é preservar a possibilidade do encontro, da identificação com o outro e o prazer de compartilhar e motivar pessoas.
15:00 – Marginal XVIII
01 – À Procura de Marçal
Documentário, 25 min, MS, 2016. Livre.
Sinopse: A vida e a luta de Marçal de Souza são o enredo deste documentário, contado em fotografias, documentos e matérias de jornais. Tupã-i (Deus Pequeno) foi um Guarani assassinado em 1983 por nunca se calar contra injustiças aos povos indígenas. Desde o batismo, estava predestinado a ser um líder, seja como missionário ou no movimento indígena brasileiro. Sua luta ganhou o mundo e mesmo após a morte, continua viva.
02 – [IN]Sustentável
Híbrido, 12 min, RN, 2018. Livre.
Sinopse: Um acidente ambiental ocorre na praia de Ponta Negra (Natal/RN). Em diálogo com imagens reais e utilizando como dispositivo uma narrativa de estética ficcional, no formato híbrido do filme uma nonsense equipe de TV investiga o acidente onde parcela dos personagens surreais, com certo teor lúdico, representam a si mesmos.
03 – Nós por nós
Documentário, 12 min, DF, 2018. 12 anos.
Sinopse: “Nós por nós” aborda a questão da violência de gênero dentro do ambiente universitário. Tendo como pano de fundo a Universidade de Brasília (UnB), o documentário busca mostrar, então, como a instituição lida com os casos de assédio, estupro e até feminicídio que acontecem dentro desse ambiente e como as próprias estudantes têm se movimentado para lutar contra essa realidade.
04 – Rio das Lágrimas Secas
Documentário, 25 min, MG e ES, 2018. Livre.
Sinopse: Rio das Lágrimas Secas traz um recorte sobre as perdas sofridas por mulheres de três pequenas comunidades, localizadas no caminho da lama de destruição do desastre/crime ambiental provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, que ocorreu no dia 5 de novembro de 2015 e afetou o Rio Doce e todos os ecossistemas ao seu redor, matou 19 pessoas e desalojou inúmeras outras. Todas as mulheres tiveram seus modos de vida e as suas relações com seus territórios e com a paisagem em que habitavam transformados pela tragédia. Todas tiveram que aprender a ser atingidas por este crime.
16:30 – Marginal XIX (Representações Afro-Diaspóricas)
01 – O Senhor de Toda Cruz
Ficção, 5 min, RJ, 2018. Livre.
Sinopse: Senhor das cruzes, Rei de todas as cruzes. Eu sou.
02 – NEGRUM3
Experimental, 22 min, SP, 2018. 10 anos.
Sinopse: Entre melanina e planetas longínquos, NEGRUM3 propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações espaciais dos filhos da diáspora.
03 – Privilégios
Documentário, 19 min, RJ, 2018. 14 anos.
Sinopse: O documentário “Privilégios”, realizado em 2016 durante o período de ocupação das universidades públicas, com apoio do movimento Ocupa IACS, sobre os privilégios que se tem nessa sociedade e uma chamada para reflexão sobre o tema que abrange as relações vinculadas às opressões de gênero, raça e classe.
04 – Eleguá
Ficção, 25 min, RJ, 2018. 12 anos.
Sinopse: Mariana é uma jovem se recuperando de uma grave crise de depressão. Ela só quer ser feliz, mas ainda precisa encontrar seu caminho.
18:00 – Clipes
01 – Fischia il Vento
Videoclipe, 4 min, PE, 2017. Livre.
02 – Bala Perdida
Videoclipe, 4 min, PE, 2017. Livre.
03 – Suprimido
Documentário Musical, 2 min, RS, 2017. Livre.
04 – Eu o Declaro Meu Inimigo
Videoclipe, 2 min, PE, 2017. Livre.
05 – Tempo Voa
Videoclipe, 3 min, RS, 2017. Livre.
06 – Desejo/Sufoco
Videoclipe, 3 min, RJ, 2017. Livre.
07 – Hipster
Videoclipe, 3 min, RJ, 2018. Livre.
08 – Nu
Videoclipe, 3 min, RJ, 2018. Livre.
18:30 – Marginal XX
01 – Excelentíssimo Vampiro
Animação, 1 min, RS, 2018. Livre.
Sinopse: Com um golpe um Vampiro chega a presidência da república, iniciando assim uma série de desmontes no país.
02 – O Segurança Invisível
Experimental, 5 min, RJ, 2018. Livre.
Sinopse: Numa Universidade precarizada, um funcionário insatisfeito reflete sobre sua condição dentro deste espaço. Utilizando a técnica da fotomontagem, o filme conta a história de Vitor, um segurança invisibilizado e o seu desejo de mudança.
03 – Banco Brecht
Ficção, 9 min, PE, 2017, 10 anos.
Sinopse: Grupo de pessoas busca meios de financiar ações contra o sistema político, planejando um assalto a banco. Ao verificar como é o funcionamento do Banco tentam mudar seus planos para não entrar em contato com o sistema. Banco Brecht é um curta que questiona a sociedade, o que é a violência e o tipo dela que é permitida ou não pelo Estado.
04 – Torcida Fiel, Estado Traidor
Documentário, 10 minutos, BA, 2018, Livre.
Sinopse: Torcida Fiel, Estado Traidor, um documentário dirigido pelo poeta e cineasta Giovane Sobrevivente, que retrata a total ausência de politicas públicas governamentais, destinadas a população que vive nas periferia da Cidade de Salvador/Bahia.
05 – Sustento
Documentário, 1 min, PE, 2016. Livre.
Sinopse: Sustento é um rio de água rasa. Nele, se pesca da rua a casa, do que se é ao que se vê. É a correnteza que se vence a força, é a sutileza que se renova a cada maré.
06 – Deuteronômio 22
Experimental, 5 min, SP, 2016. 12 anos.
Sinopse: Em um lugar pobre, distante e atemporal, a predominância da violência e da cultura do estupro faz ocorrer um milagre que levantará uma questão a respeito da doutrina de justiça, mas também sobre o ideal do livre-arbítrio.
07 – Aviãozinho
Animação, 6 min, CE e RJ, 2016. 10 anos.
Sinopse: Quando um jovem plebeu decide trabalhar para os nobres, não podia imaginar o quanto isso lhe custaria.
08 – Beijos de Arame Farpado
Ficção, 15 min, SC, 2009. 18 anos.
Sinopse: Veludo, um assaltante de segunda linha, reencontra o amor de sua vida, Cacos de Vidro, uma muambeira estonteante, que retorna de uma temporada de insucessos no Paraguai. Juntos iniciam uma série de crimes e logo se transformam em queridinhos da imprensa marrom. Dois policiais decadentes partem em seu encalço. O filme é a segunda parte da Trilogia da Paixão Marginal, um conjunto de três curtas-metragens que procura revisitar a cinematografia brasileira dos anos 70, iniciado com Veludo & Cacos-de-Vidro. Escrito e dirigido por Marco Martins.