16 de Janeiro

PROGRAMAÇÃO - 16 DE JANEIRO

LOCAL: Central de Economia Solidária.
Marechal Rondon, 1500 – Centro. 

17:00. SESSÃO MARGINAL I

1. LAMA: O Crime Vale no Brasil.  A tragédia de Brumadinho.
Documentário, 77 Min, Brumadinho/MG. 2019, Direção: Carlos Pronzato e Richardson Pontone.

Sinopse: No dia 25 de janeiro de 2019, a barragem do Córrego do Feijão rompe em Brumadinho, espalhando um mar de lama pela região. A barragem pertencia à mineradora Vale S.A. Desde o episódio uma equipe esteve entre estradas, ruas e lama para registrar o cenário e captar as vozes que nos curtos intervalos dos helicópteros enunciaram seu testemunho da tragédia. Este documentário de intervenção política foi produzido de forma independente, trazendo mais de 50 entrevistas com especialistas no assunto, moradores da região, militantes de movimentos sociais e representantes de órgãos oficiais, além de materiais relacionados com o episódio, reunidos minuciosamente.

CLASSIFICAÇÃO - LIVRE

 

19:30. SESSÃO MARGINAL II

1. Um breve relato.
Documentário, 15 Min, Brasil, 2018, 12 Anos. Direção: Avelino Regicida.

Sinopse: Pessoas com diferentes atuações sociais e de diversas localidades foram o foco nos relatos do curta que propõe a reflexão sobre o que é guerra de classes. Gravado de setembro de 2012 à abril de 2018.

3. El Pueblo Que Falta.
Documentário, 80 Min, América Latina, 2015, 14 Anos. Direção: André Queiroz e Arthur Moura.

Sinopse: A violência estrutural de Estado na América Latina a partir de depoimentos de ex militantes políticos e ativistas de organizações de direitos humanos.

CLASSIFICAÇÃO – 14 ANOS