14 de Setembro

Classificação: 10 anos
Duração: 1h08
Local:  Estação Net Botafogo, Sala 4

Rei Davi (RJ)
Híbrido, Livre, 2023. Direção: Misa Gonçalo.

Este curta afro-surrealista acompanha a história de Davi, um garoto que enfrenta discriminações desde cedo por sua identidade de gênero, orientação sexual e cor de pele. O filme se desdobra em duas linhas: a ficcional, explorando o mundo imaginário criado por Davi, e a documental, mostrando o impacto real dessas discriminações em sua vida. Uma jornada emocionante sobre resiliência e autodescoberta diante dos desafios do mundo real.

Natal (RS)
Documentário, 10 anos, 2023. Direção: Alan Orlando.
Legenda em Português.

Um muro é construído, dividindo bem mais do que ricos e pobres.

Quebra Panela (PE)
Ficção, Livre, 2022. Direção: Rafael Anaroli.
Audiodescrição e Libras.

Solange é uma mãe e avó solteira que trabalha como manicure numa cidade de interior. Tendo sua rotina afetada pela montagem de um set de filmagem na frente de casa, Dona Sol fica com a audição e visão aguçadas, precisando compartilhar o mesmo tempo e espaço com a produção audiovisual forasteira. Ela tem em casa uma porta e uma janela, que se abertas, dão acesso direto ao cinema.

Pipeiros e Xepeiros de Belford Roxo (RJ)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Luis Carlos de Alencar.

O pipeiro Thiago consegue voar com suas pipas? Amizade, poesia e reconciliação com a vida são empinados todos os dias em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. 

Bate papo com realizadores.

Classificação: Livre
Duração: 1h11
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

Mama – Africanos em São Paulo (SP)
Biografia, Livre, 2023.Direção: Rafael Luiz de Aquino.
Legenda em Português.

A trajetória da senegalesa Diamu Fallow Diop, conhecida popularmente como Mama África, possibilita atualizar o nosso olhar sobre a rica diversidade cultural dos povos africanos, que amplia e modifica os rumos dos fluxos migratórios da cidade de São Paulo e do Brasil.

Surreal (SP)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Joyce Prado.

A obra retrata o cotidiano da artista Nenesurreal. Com relatos imersos em sua intimidade, dessa forma trazendo as suas diversas facetas, além de seu processo criativo. 

Caminhos Abertos (BA)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Bárbara Lima.
Legenda em Português.

Caminhos Abertos é um documentário que explora os desafios e estratégias de jovens de classes populares em universidades públicas do interior da Bahia. Através das histórias de Marla Luisa Brito, Ana Carolina dos Reis, Matheus Vinicius Ferreira e Alisson Santos, o filme revela as experiências e obstáculos enfrentados desde o ensino fundamental até a graduação. Aborda as formas de permanência, os suportes encontrados e as lacunas na comunicação acadêmica, destacando a educação como ferramenta de transformação social e construção de futuros.

Encontrar Caminhos (RJ)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Vladimir Seixas.

Encontrar Caminhos é um curta onde Geandra Nobre, moradora da Maré, mostra que sua prática de montanhismo no Rio de Janeiro desafia o caráter elitista do esporte. Escalar é encontrar caminhos.  

Bate papo com realizadores.

Classificação: 14 anos
Duração: 1h14
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

Do Tanto de Telha no Mundo (CE)
Drama, 14 anos, 2023. Direção: Bruno Brasileiro.
Legenda Descritiva.

Leo vai a Juatama fazer uma visita inesperada a sua mãe, Cleide, que não via há muito tempo. Durante a estadia, ambos terão que lidar com antigos conflitos que ocasionaram no afastamento dessa relação. Mesmo sem saber como a mãe reagirá, Leo reúne coragem para revelar a sua real intenção em visitá-la: se despedir.

Bença (PR)
Drama, 14 anos, 2023. Direção: Mano Cappu.
Audiodescrição, Legenda Descritiva e Libras.

Na cadeia a visita é sagrada. Antônio está ansioso para ver sua esposa, Vera. Entretanto, ao caminhar rumo ao pátio de visita, seu mundo começa a ruir ao ver saindo de uma das celas Rodrigo, seu filho. As relações paternas entre pai e filho são como um campo seco e sem vida.

Mergulho (SP)
Drama, Livre, 2022. Direção: Marton Olympio.

Durante os preparativos para um final de semana na praia, os sentimentos de uma família são confrontados a partir do retorno do filho mais velho, longe há dez anos. Mesmo sem querer todos vão mergulhar nas próprias emoções.

Viventes (RJ)
Ficção, 10 anos, 2024. Direção: Fabrício Basílio.
Legenda Descritiva e Libras.

Desempregado há um bom tempo, Paulinho tem uma entrevista de emprego amanhã. Porém, antes disso, ele precisa imprimir o seu currículo.

Bate papo com realizadores.

Classificação: Livre
Duração: 1h10
Local: Chopp Reflexivo – Rua Visconde de Rio Branco, 20, Centro.

Urubu Aterrado (CE)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Cris Sousa.
Legenda Descritiva.

Mãe e filho abrem um baú de memórias enterradas e decidem voltar à praia onde foram despejados anos antes e confrontar seu passado.

Provisório (SP)
Ficção, Livre, 2023. Direção: Wilq Vicente 

Em uma das maiores ocupações na maior cidade do Brasil, um desempregado e um empregado, ambos sem-teto, compartilham momentos, rememoram suas vidas, encaram o futuro.

Entre Sonhos e Barracos (MG)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Arthur Quadra, Carol Alves, Gabriel Pimenta, Giovanna Moraes, Marcelle Won Held, Maria Julia Max, Micaella Matias e Tainá Lima.
Legenda em Português.

Por meio de registros de um dia na Ocupação Maria do Arraial, o documentário apresenta o cotidiano daqueles que tomaram a decisão de dar vida a um prédio abandonado no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Primeiro de Maio: lugar de memória (MG)
Documentário, Livre, 2024. Direção: Thiago Pacheco.

Buscando a cidadania, descendentes de negros libertos constroem uma “outra cidade” periférica, distante da metrópole planejada de Belo Horizonte. Como consequência, nasce uma comunidade de operários que carrega o nome simbólico da luta internacional dos trabalhadores: Primeiro de Maio.

Show da Banda Os Vulcânicos

Classificação: 10 anos
Duração: 1h30
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

Corpos ocupam o mesmo espaço (SE)
Documentário, 10 anos, 2023. Direção: Felipe Soares.

Três histórias de mulheres que utilizam o transporte público na cidade de Aracaju, Sergipe. Suas experiências trazem a reflexão para assuntos como segurança, assédio, falta de inclusão, precariedade no transporte público.

Corpos Invisíveis (RJ)
Documentário, 10 anos, 2023. Direção: Quézia Lopes.
Libras.

O documentário Corpos Invisíveis aborda o apagamento social dos corpos negros femininos a partir da experiência pessoal e artística de onze mulheres negras, que debatem identidade, memória coletiva, ancestralidade, afetividades e maternidade. A partir de entrevistas e performances, afirmam-se como corpos políticos que visibilizam suas muitas formas de ser, existir e resistir, ao passo que respondem à pergunta: o que é ser mulher negra no Brasil?

Classificação: 14 anos
Duração: 1h32
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4

Nosso território tem história – Rio Siqueira (CE)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Josenildo Nascimento.
Legenda em Português.

O documentário conta a história do Rio Siqueira em seus melhores anos quando suas águas ainda eram cristalinas e o rio era fonte de vida para muitas famílias.

Cubango -Território de Memórias (RJ)
Documentário, 14 anos, 2023. Direção: Levi Regis e Bruno dos Santos.

“Cubango- Território de Memórias” é um documentário que mostra o conflito entre memória e apagamento, a partir do avanço do mercado imobiliário e a gradual diminuição dos limites territoriais do bairro do Cubango. Localizado em Niterói – RJ, o bairro que teve como principal histórico de formação as culturas negras e indígena, passa por um processo de gentrificação. A construção de prédios traz um novo perfil de moradores para o bairro, em geral brancos de classe média, sem identificação com a cultura cubanguense. A publicidade imobiliária cria um novo bairro: Jardim Santa Rosa.

Bate papo com realizadores.