14h – SESSÃO MARGINAL 33
Classificação: 12 anos
Duração: 1h13
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4
Emaranhadas (ES)
Experimental, Livre, 2022. Direção: Lara Sartório e Mariana Costa.
Audiodescrição.
Em meio aos nós e as amarras refletidas na complexidade de ser mulher, “Emaranhadas” retrata a rede ancestral de conexão da coletividade feminina que, mesmo diante de prisões invisíveis, dores e violências, segue em um movimento conjunto em busca da cura e do autoamor.
Uma mulher comum (DF)
Documentário, 10 anos, 2024. Direção: Debora Diniz.
O que de um lado da fronteira é permitido, do outro pode levar à prisão. Scarleth é brasileira, casada e mãe de três filhos. Acompanhada da mãe, viaja à Argentina para um aborto legal e seguro. As duas mulheres se deparam com a coragem de gerações de argentinas em defesa da democracia e da vida.
A Faísca (BA)
Ficção, 12 anos, 2024. Direção: Gabriela Monteiro.
A Faísca é um filme sobre mulheres negras – mulheres que vivem a um riscar de fósforo da explosão, mas cujo calor também acende sentidos e afetos.
Cabinda (MG)
Ficção, Livre, 2024. Direção: Swahili Vidal.
Legenda em Português.
Roza e Madalena são duas mulheres que a negrura as une, assim como a condição de escravidão. Suas histórias são separadas por 150 anos, mas elas trazem na pele e na memória a cicatriz de um legado sombrio que ainda paira sobre o Brasil.
Bate papo com realizadores.
16h – SESSÃO MARGINAL 34
Classificação: 12 anos
Duração: 1h30
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4
Impedimento (AL)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Renata Maria Ramires Baracho Guimarães.
Na terra da Rainha Marta, no Estádio Rei Pelé, mulheres amam o futebol.
Nós, Palhaças (RJ)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Melise Fremiot e Getulio Ribeiro.
Por meio de vivências e memórias, o documentário “Nós Palhaças” registra três artistas que versam sobre o passado, presente e futuro da comicidade feminina.
Nem o Mar Tem Tanta Água (PB)
Ficção, 12 anos. 2022. Direção: Mayara Valentim.
Legenda em Português.
Babi vive entre as águas do rio e a imensidão do mar, se movimenta na mesma intensidade que pedala sua bicicleta.
De Tudo Um Pouco Sabia Costurar (SE)
Documentário, Livre, 2022. Direção: Yérsia Assis e Felipe Moraes.
Legenda Descritiva.
Sob a ótica e narrativa de Dona Carmen, uma costureira negra que através de sua arte apresenta recortes de histórias que se entrelaçam, abrindo outras camadas sociais, culturais, raciais e de gênero trazidas entre o alinhavar da agulha e o tecer das palavras contadas. O filme constrói uma relação entre costura e memória, onde a câmera como dispositivo de contar histórias apresenta diferentes possibilidades temporais e dimensionais.
Bate papo com realizadores.
18h10 – SESSÃO MARGINAL 35
Classificação: 16 anos
Duração: 1h40
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4
Procura-se Meteorango Kid: vivo ou morto (BA)
Documentário, 16 anos, 2023. Direção: Marcel Gonnet.
“Procura-se Meteorango Kid, vivo ou morto” é um documentário que visita a experiência de realizar o filme “Meteorango Kid, o Herói Intergalático” (1969) e os efeitos dessa obra na vida de outras gerações de artistas. Esse cult-movie, premiado no Festival de Brasília de 1969, foi feito na Bahia e censurado pela ditadura. O cineasta André Luiz Oliveira e o músico Tuzé de Abreu, em companhia de amigos da geração que curtia adoidado, nos guiam nessa procura e relevam os mistérios da invenção desse personagem-ícone da juventude contracultural. Meteorango Kid continua a dar provas de vitalidade depois de 50 anos da sua criação.
20h40 – SESSÃO MARGINAL 36 – SESSÃO COM ACESSIBILIDADE
Classificação: 16 anos
Duração: 1h33
Local: Estação Net Botafogo, Sala 4
Os Finais de Domingos (CE)
Drama, Livre, 2023. Direção: Olavo Junior.
Legenda Descritiva.
Domingos, um idoso com a saúde frágil, segue sua rotina solitária em uma tarde de domingo, até que recebe a visita de um amor do passado.
Casa Izabel (PR)
Suspense, 16 anos, 2022. Direção: Gil Baroni.
Audiodescrição e Libras.
Em uma isolada casa grande fundada por uma elite escravocrata, instala-se um retiro de crossdressers. Nela homens se vestem de uma realidade glamorosa e delirante, distante dos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil dos anos 70.