14h – SESSÃO MARGINAL 24 – RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA
Classificação: Livre
Duração: 41 min
Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ
Sessão com acessibilidade
Patuá (RJ e Cuba)
Experimental, Livre, 2022. Direção: Renaya Dorea.
Legenda em Português.
Para quebrar um feitiço, Maya invoca o espírito de Ayo para ajudá-la a criar um Patuá: um amuleto de proteção espiritual yorubá. Permitindo que Maya continue com sua vida, enquanto Ayo conclua sua jornada para o mundo dos mortos.
Dona Taquariana, uma cabocla brasileira (MA)
Documentário, Livre, 2023. Direção: Abimaelson Santos.
Legenda Descritiva.
De pulso firme e sorriso largo, Dona Flor vai costurando suas histórias e trazendo para cena o protagonismo de sua cabocla Taquariana. Entre uma narrativa e outra, o brilho nos olhos anuncia como a festa acontece, como seu tambor de cura foi se transformando em uma ação cultural há mais de 20 anos no bairro Vila dos Nobres. Com a leveza de uma anciã e com a força de uma matriarca nos apresenta sua festa, sua trajetória, suas dores e alegrias nisso tudo que chamamos Mina.
João de Una tem um Boi (MA)
Documentário, Livre, 2024. Direção: Pablo Monteiro & Coletivo LAB+SLZ.
Legenda Descritiva.
Onde existe Bumba-boi, tem devoção. Na Tenda Nossa Senhora Aparecida não é diferente, lá tem um Boi que se chama Estrela, brinquedo do encantado João de Una. Localizado na Zona Rural de São Luís, o terreiro é chefiado há 22 anos por Joseph Joan, carinhosamente conhecido como Pai Joan. Entre todas as festas que marcam o calendário de obrigações, a “Morte do Boi de João de Una” ganha papel de destaque. Lugar onde caixas, tambores, radiolas, matracas e pandeiros se encontram em um só território.
Debate com Helena Teodoro, Ivanir dos Santos, Mariana Gina – Mediação: Rachel Aguiar
Intérprete de Libras.